Embaixadora Maria Del Mar Fernández-Palacios fala da consolidação da relação bilateral
A Embaixada da Espanha no Brasil, em Brasília, sediou, no dia 10, a comemoração da Data Nacional. Também chamado de “La Fiesta Nacional de España”, a festividade celebra o dia 12 de outubro de 1492, data em que a primeira expedição de Colombo reivindicou as Américas para a Espanha. “Comemoramos não só a data nacional como também a estreita relação de amizade bilateral”, disse a embaixadora Maria Fernández-Palacios.
Ao iniciar seu discurso, a diplomata destacou que “o evento celebra o país de Espanha, um país aberto, dinâmico, solidário, que respeita suas tradições e ao mesmo tempo, é inovador e moderno”. Disse que a relação compartilhada entre o Brasil e a Espanha é antiga, amistosa e histórica. “Laços históricos, culturais, humanos e políticos tradicionalmente aproximam os nossos países”, afirmou.
A partir de década de 1990, os investimentos espanhóis no Brasil conferiram maior dinamismo ao relacionamento bilateral e a vertente econômica se transformou no principal eixo da relação. O Brasil é o segundo destino dos investimentos espanhóis no mundo, com investimentos acumulados de mais de US$ 60 bilhões, atrás apenas do Reino Unido. Em 2018, as exportações brasileiras foram de US$ 5,14 bilhões, maior valor nos últimos dez anos.
“Nossas empresas, comprometidas há décadas com o progresso do Brasil, ainda aguardam novos projetos nos quais participarão e investirão. Elas vem com otimismo o desenvolvimento do mercado brasileiro e querem continuar contribuindo para o seu crescimento, gerando empregos e oferecendo serviços a sociedade brasileira, proporcionando-lhe investimentos, inovação e tecnologia”, discursou Maria Fernández-Palacios.
Segundo a chefe de missão, a Espanha também está preparada para acompanhar o Brasil nos grandes desafios que enfrentará nos próximos meses, a presidência do G20, do qual o a Espanha é convidado permanente, e na organização de COP30, em Belém do Pará, em 2015. No plano internacional, os dois países mantêm forte compromisso com o multilateralismo, em fóruns como as Cimeiras Ibero-Americanas e através das Nações Unidas.
O Ministro Flávio Goldman, Diretor do Departamento de Europa do Ministério das Relações Exteriores, sublinhou em sua fala os fortes laços de sucesso entre o Brasil e a Espanha, assim como elogiou o trabalho diplomático permanente que faz parte da história da amizade entre os dois países. Reforçou também o intenso vínculo educacional existente entre as duas nações amigas.