Cinco empresas tunisianas serão expositoras na feira Apas Show, que acontece em São Paulo na próxima semana. Embaixador da Tunísia no Brasil, Nabil Lakhal, falou à ANBA sobre a participação. País árabe oferecerá principalmente tâmaras e azeites, produtos nos quais é referência internacional.
A Tunísia está entre os quatro maiores produtores mundiais de azeite de oliva, produto no qual tem ampla premiação internacional. O país também é o quinto no ranking global de produção de tâmaras e produz alguns dos tipos mais finos vindos de oásis. Com essa expertise e oferecendo ainda outros alimentos como o famoso tempero do Maghreb harissa, empresas tunisianas expõem na próxima semana na maior feira de alimentos e bebidas da América Latina, a Apas Show, que ocorre na capital paulista.
“A Tunísia decidiu participar da edição de 2024 da Apas Show de São Paulo pois acredita que seus produtos podem atrair o consumidor brasileiro, que está ávido por qualidade. Além disso, esses produtos proporcionarão pontes para apresentar a Tunísia e suas características culturais, uma vez que são um componente-chave do patrimônio cultural tunisiano”, disse em entrevista à reportagem da ANBA o embaixador da Tunísia no Brasil, Nabil Lakhal.
Participam como expositoras da Apas cinco empresas tunisianas em espaço organizado pela Câmara de Comércio Árabe Brasileira na feira. São elas a Al Jazira e a I3C+, que oferecerão principalmente azeite de oliva, mas a I3C+ também trará concentrado e conservas de harissa, e as empresas CBF Plus, Nouri Dates e FIT, que vão expor especialmente as tâmaras. O embaixador Lakhal acompanhará a participação tunisiana na mostra da capital paulista.
“Todos esses produtos tunisianos possuem marcas internacionais de qualidade e conseguiram alcançar os mercados internacionais da Europa, Ásia, Mundo Árabe e América do Norte. São altamente demandados pelos consumidores dessas regiões e estão começando a entrar no mercado brasileiro. Esperamos elevá-los à posição que merecem nesse mercado promissor”, diz Lakhal. Segundo ele, a Tunísia trabalha pela entrada de outros dos seus produtos no Brasil, como as laranjas com variedades exclusivas como a Maltaise de Tunisie.
Com cerca de 70 milhões de oliveiras, a Tunísia produz 240 mil toneladas de azeite de oliva por ano e apenas no ano passado ganhou 300 medalhas de ouro em competições internacionais. Membro do Conselho Oleícola Internacional e seguindo padrões internacionais de qualidade e segurança, a Tunísia busca, por meio do Ministério da Agricultura, Recursos Hídricos e Pesca, aumentar o valor dessa produção com a criação de laboratórios especializados, que são voltados para a qualidade e utilizam recursos tecnológicos avançados.
Fonte: ANBA