O Japão, visando cooperar com o fortalecimento das capacidades técnicas de enfrentamento de desastres naturais no Brasil, vem executando por intermédio da Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA) a cooperação técnica com o “Projeto de aprimoramento da capacidade técnica em medidas estruturais contra movimentos gravitacionais de massa com foco na construção de cidades resilientes”, que se iniciou em 2021 e a duração prevista até 2026.
O Projeto consiste no envio de especialistas japoneses em técnicas de prevenção contra desastres naturais para o Ministério do Desenvolvimento Regional que apoiarão na elaboração de medidas estruturais para a contenção de deslizamentos de terra nas cidades de Nova Friburgo e Teresópolis, no estado do Rio de Janeiro, bem como na elaboração de diretrizes técnicas a serem aplicadas como medidas de prevenção contra deslizamentos de terra.
No dia 17 de fevereiro, diante dos deslizamentos de terra ocorridos na cidade de Petrópolis, no Rio de Janeiro, o especialista em técnicas de desastres naturais do Japão, Yoshifumi Shimoda, sobrevoou e esteve nas áreas afetadas com membros do Ministério do Desenvolvimento Regional (foto) onde mensurou as destruições do desastre e identificou os métodos de contenção mais adequados para posterior troca de opiniões com os técnicos do Ministério.
Em nota, a embaixada afirma que o Japão se solidariza com todas as vítimas deste desastre e faz votos para que possam retomar suas vidas e que as áreas afetadas sejam reconstruídas o quanto antes. É de nosso interesse continuar cooperando com as medidas de prevenção contra desastres naturais no Brasil a partir da aplicação da nossa experiência acumulada.
Foto: visita in loco feita no dia 17 de fevereiro (Esquerda) Sobrevoo de helicóptero para inspeção (Especialista Shimoda ao centro); (Centro e direita)Inspeção das áreas afetadas.