Bettina Cadenbach assume a chefia da missão no Brasil e Gilberto Fonseca Guimarães de Moura a embaixada do Brasil nas Filipinas
O Itamaraty anunciou, no dia 29, que o governo brasileiro aprovou a indicação da diplomata alemã Bettina Cadenbach, 62 anos, para a Embaixada da Alemanha no Brasil. A etapa é tecnicamente chamada de concessão de agrément –palavra em francês para acordo. Atualmente, Cadenbach é secretária-geral adjunta da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) para assuntos políticos e política de segurança. Ela está na função desde 2019. Também atuou como embaixadora da Alemanha na Geórgia, de 2016 a 2018.
O Itamaraty também informou a concessão de agrément ao embaixador designado do Brasil nas Filipinas. Gilberto Fonseca Guimarães de Moura será o novo Embaixador Extraordinário e Plenipotenciário do Brasil naquele país.
Atualmente Coordenador do Grupo de Trabalho sobre o Fluxo da Carreira de Diplomata (2022), Gilberto Fonseca Guimarães de Moura foi Cônsul-Geral em Xangai (2018-2022), Embaixador do Brasil na Tailândia (2014-2017) e na Eslovênia (2012-2014). De acordo com a Constituição, a designação será submetida à apreciação do Senado Federal.