O governo alemão aprovou um plano histórico de recuperação econômica de 130 bilhões de euros para os anos de 2020 e 2021, com o intuito de estimular a economia, fortemente afetada pela pandemia.
Entre as medidas anunciadas está a redução temporária do imposto ao valor agregado e a transferência de dívidas dos municípios para o âmbito federal.Há também um subsídio de 300 euros por criança para as famílias e um aumento no valor recebido ao se optar por comprar um novo veículo elétrico, como forma de apoiar o setor automobilístico.
“Temos um plano de recuperação econômica, um plano para o futuro e, é claro, agora estamos lidando com nossa responsabilidade pela Europa e pela dimensão internacional”, afirmou Merkel. O prêmio pela compra de um veículo elétrico passará de 3.000 para 6.000 euros.
Esse plano de recuperação soma-se a outro plano milionário posto em prática no último mês de março, no auge da pandemia, para apoiar empresas e fazer empréstimos garantidos pelo Estado. O governo tem como objetivo dar um novo apoio às empresas, já que a Alemanha viu a taxa de desemprego aumentar em 6,3% em maio e as empresas foram forçadas a demitir parcialmente mais de 11 milhões de trabalhadores desde março.