[:pb]
A principal escola de língua alemã do Distrito Federal comemorou 18 anos, nesse sábado (5), celebrando a integração entre as culturas do Brasil e da Alemanha. O Goethe Zentrum chegou à capital federal no dia 4 de março de 1998. Na sede do instituto, na 707/907 Sul, alunos, professores e convidados festejaram quase duas décadas de ensino com apresentação musical, exposição fotográfica e venda de produtos da culinária do país europeu.
O maior presente para os amantes do idioma foi o novo portal web da escola, especialmente elaborado para o acesso por meio de tablets e celulares. O site www.goethebrasilia.org.br agora está mais interativo, dá acesso a uma biblioteca digital que reúne 14 mil livros de literatura e língua alemãs para download gratuito, além de filmes e músicas.
A diretora do Departamento de Informação e Biblioteca em São Paulo e para a América Latina, Stefane Kastner, afirma que o acervo representa um dos principais itens do intercâmbio entre culturas. “Nós temos muitos livros, a maioria em alemão, mas temos exemplares de obras alemãs em espanhol, inglês, espanhol e português. O serviço é gratuito e disponível para toda a população”. Além do acervo digital, o Goethe Zentrum de Brasília ainda mantém uma biblioteca física com cerca de dois mil exemplares da literatura alemã.
A festa da maioridade da unidade de ensino ainda presenteou os convidados com um show de música alemã com o instrumentista Konrad Kuechenmeister. e uma exposição fotográfica sobre o cotidiano da capital, Berlim. O fotógrafo Alexandre Bastos clicou cenas nas ruas de uma das cidades mais famosas do mundo. Uma delas retrata o famoso muro de Berlim, ícone da Guerra Fria e principal símbolo da reunificação da Alemanha após a divisão em lados capitalista e socialista.
Copa do Mundo – O presidente do Instituto, Hartmut Günther afirma que a escola desempenha um papel importante na oferta de conhecimento para os interessados em aprender o idioma alemão. Segundo ele, a paixão dos brasileiros pelo futebol fez crescer a procura pelas aulas. Em 2006, após a Copa do Mundo da Alemanha, o Goethe ganhou 500 novos alunos a mais do que a média do ano anterior. Hartmunt explica que o investimento em eventos culturais é um dos principais pilares do instituto para estabelecer o diálogo entre as duas nações.
“Antes da Copa do Mundo, nós tínhamos 700 alunos e depois passamos a ter 1.200. Hoje nós temos 900 alunos. Isso mostra que as pessoas passaram a conhecer mais a Alemanha e ter interesse na nossa cultura. Uniu um pouco da cultura brasileira à nossa”, afirma. Nos últimos dois anos, os cursos oferecidos pela unidade de Brasília foram considerados os melhores da rede Goethe Zentrum por uma avaliação interna, que analisa a qualidade da escola em todo o país.
Além das atividades fixas, o Goethe Zentrum e a Embaixada da Alemanha ainda oferecem um cardápio de eventos culturais para os brasilienses. A parceria levou ao público no último dia 26 o filme “Fasto”, que retrata a vida e obra de um dos principais músicos alemães. O filme mudo, de 1926, foi acompanhado por um pianista alemão, que tocou ao vivo a trilha sonora da produção. A sessão lotou a sala do Cine Brasília. Cerca de 1.200 pessoas assistiram à apresentação.
Semana da Língua Alemã – O conselheiro de Assuntos Culturais e Imprensa da Embaixada da Alemanha, Eike Büllesbach, afirma que o próximo evento será maior e terá a língua alemã como tema. “Nós estamos preparando a primeira Semana da Língua Alemã e os principais eventos vão acontecer em Brasília. Nós vamos fazer mostra de filmes, exposição fotográfica no CCBB e uma série de eventos em uma semana. O nosso objetivo é aumentar o interesse dos brasileiros na língua alemã”.
A 1ª Semana da Língua no Brasil vai acontecer entre os dias 23 e 29 de abril, com a colaboração das Embaixadas da Suíça e da Áustria. Uma das principais atrações será um festival de filmes sobre a vida e obra Friedrich Schiller, expoente da literatura alemã.
“Seja qual for o seu sonho, comece. Ousadia tem genialidade, poder e magia.”
― Johann Goethe
Johann Wolfgang Von Goethe foi um importante romancista, dramaturgo e filósofo alemão. Nasceu na cidade de Frankfurt em 28 de agosto de 1749 e morreu em Weimar, no dia 22 de março de 1832.
Goethe era formado em Direito e chegou a atuar como advogado por pouco tempo. Como sua paixão era a literatura, resolveu dedicar-se a esta área. Fez parte de dois movimentos literários importantes: romantismo e expressionismo. Apresentou também um grande interesse pela pintura e desenho.
No ano de 1786 foi para a Itália, onde morou por dois anos. Neste período escreveu importantes obras como, por exemplo, Torquato Tasso (drama), Ifigênia em Taúrides (peça de teatro) e as Elegias Romanas.
Porém, sua grande obra foi o poema Fausto, escrito em 1806. Baseada numa lenda, esta obra relata a vida de Dr. Fausto, que vendeu a alma para o diabo em troca de prazeres terrenos, riqueza e poderes ilimitados.
[:]
Agradeço a reportagem sobre a festa de aniversário do GZ, entretanto, lamento que os reporteres não conseguirem escrever o meu nome de maneira correta.
Espera que tenham mais afinco com os inúmeros outro membros da comunidade internacional em Brasília.
Cordialmente
Hartmut Günther
Presidente, Goethe Zentrum
Professor Aposentado, Instituto de Psicologia, UnB