• Inicial
  • Revista Embassy
  • Contato
sábado, 7 junho , 2025
22 °c
Brasília
26 ° sáb
27 ° dom
26 ° seg
25 ° ter
Embassy Agência de Notícias
EnglishFrenchItalianPortugueseSpanish
  • Eventos
  • Agenda
  • Entrevistas
  • Artigos
  • Comércio Exterior
  • Turismo
  • Mundo
  • Brasil
  • Enogastronomia
  • Cultura
  • Diplomacia
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Eventos
  • Agenda
  • Entrevistas
  • Artigos
  • Comércio Exterior
  • Turismo
  • Mundo
  • Brasil
  • Enogastronomia
  • Cultura
  • Diplomacia
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Embassy Agência de Notícias
EnglishFrenchItalianPortugueseSpanish
Home Categorias Artigos

Garantindo a competitividade das empresas brasileiras

26 de julho de 2016
em Artigos
Tempo de Leitura: 4 mins
0

Garantindo a competitividade das empresas brasileiras por meio dos acordos internacionais

(*) Marcos Piacitelli

Atualmente o cenário político-econômico brasileiro está se adaptando a diversos fatores que resultaram no desaquecimento de nossa economia. E isto tem impactado muitos setores, dificultando a manutenção do ritmo de produção que, até poucos anos atrás, andava de vento em popa. Visto este cenário de rápidas transformações, as empresas buscam alternativas para manter o ritmo de produção e vendas, ou, muitas das vezes, de simplesmente seguir no mercado. E entre muitas medidas, uma alternativa que economicamente tem sido se provado positiva, é a de focar no mercado externo, por meio das exportações.

Quando falamos de exportações, para que o produto acesse um determinado mercado com competitividade, os Acordos de livre Livre comércio Comércio (FTAs na sigla em inglês) confirmam-se como uma ferramenta de impulsão às empresas brasileiras. Sem dúvida nenhuma, este é o momento para as empresas aproveitarem todos os esforços e benefícios oferecidos pelas exportações, ainda mais amparadas por um FTA, para vender seus bens no mercado internacional a preços competitivos.

Como suporte aos argumentos, o Governo Brasileiro reconhece as exportações como um elemento estratégico para nossa economia, e se esforça para ampliar o foco nesse setor, bem como para ampliar a lista de países com que o Brasil tem um acordo de livre comércio (FTA). A negociação de novos acordos, assim como a ampliação dos FTAs já existentes, são diretrizes estabelecidas no Plano Nacional de Exportações, o pilar de acesso a mercados, que objetiva uma retomada do crescimento econômico, de uma forma consistente, expandindo os horizontes na construção de um programa sólido de aumento das exportações.

O Plano Nacional de Exportações (PNE) em si, foi lançado em 2015 para estimular o setor do Comércio Exterior e abrir novos negócios para as empresas exportadoras brasileiras. O objetivo é incentivar a venda de bens e serviços nacionais com foco na ampliação, diversificação, consolidação e agregação de valor e de intensidade tecnológica.

Nos últimos anos, o governo brasileiro firmou diversos acordos internacionais de livre comércio e não tem poupado esforços para ampliar a lista de parceiros comerciais. Por exemplo, o retorno do diálogo exploratório com o Canadá, a renovação do SGP com EUA, as negociações com Sica – Sistema de Integração Centro-Americana, publicação de consulta pública para negociação de acordos com Líbano e Tunísia e também a retomada das negociações, com o intercambio das listas de ofertas em Mercosul e União Europeia.

 

Isto mostra que ambos os setores, público e privado, estão em uma sinergia muito forte, pois os dois sabem dos benefícios e vantagens provenientes dos Acordos de Livre Comércio para oatual cenário brasileiro, tais como, redução tarifária por meio da diminuição percentual da alíquota do imposto de importação; acesso a produtos mais baratos devido à redução tarifária; redução de custos para a empresa, possibilitando margens de lucro maiores; obtenção de melhorias significativas em seus padrões gerenciais, formas de gestão, qualificação da mão de obra, novas tecnologias, agregação de valor à marca e melhoria da imagem frente a clientes, fornecedores e concorrentes; entre muitos outros.

Entretanto, mesmo com essa quantidade significativa de benefícios, as empresas não utilizam todo potencial oferecido pelos acordos. Em 2015, a Thomson Reuters, em parceria com a KPMG, realizou uma primeira pesquisa global que ouviu 446 especialistas e gestores de comércio exterior de 11 países diferentes, onde 38% representavam operadores brasileiros.

Dentro desta porcentagem, 36% responderam não utilizar nenhum FTA por diversos motivos, com, por exemplo, os desafios para obtenção de documentação dos fornecedores de matéria- prima; benefícios não compensam riscos e esforços a serem implementados; bem como complexidade das regras de origem.

No entanto, as dificuldades apontadas pelos gestores e profissionais de comércio exterior como “obstáculos” para melhor utilização dos FTAs podem ser superados com planejamento.

As empresas precisam aproveitar esta oportunidade, os benefícios e vantagens dos FTAs frente ao atual cenário do país, e precisam estar preparadas para atender às exigências impostas pelos mercados importadores. Se atentando para a qualidade do produto oferecido para atender aos padrões exigidos no mercado de destino, precificar justamente, cumprir os prazos estabelecidos, e se informatizar nos processos, para não gerar riscos de multas e penalidades, o famoso “estar em compliance” com a operação.

Esta questão de compliance é muito importante, pois, no Brasil, são realizadas em média quatro alterações regulatórias legais por dia útil e as empresas precisam garantir o  perfeito cumprimento das regras regulatórias em suas operações. Não somente para seguir as mudanças, mas também por agilidade na adequação dos processos internos. O governo está investindo cada vez mais nos processos e sistemas informatizados para o acompanhamento apurado das operações empresariais.

 

As instituições precisam gerenciar seus dados com eficácia para mitigar os riscos de inconsistência da informação, o que pode acarretar em descumprimento regulatório e possíveis penalizações. As crises econômicas podem atingir quase todos os setores da economia, porém, se a empresa agir estrategicamente, mesmo em um cenário vulnerável, pode identificar oportunidades para grandes negócios.

Volto a dizer: o momento é favorável para as empresas repensarem seus caminhos e aproveitarem a conjuntura de crise para aumentarem a competitividade, participando no mercado internacional de forma inteligente, ágil e segura. Exportando mais e ganhando o mundo.

(*) Marcos Piacitelli é Especialista em Acordos Internacionais da área de negócios de Comércio Exterior da Thomson Reuters

Notícia Anterior

[:pb]Oficina capacita refugiadas residentes em Brasília[:]

Próxima Notícia

[:pb]Retração Econômica [:]

Notícias Relacionadas

Artigos

Liga Árabe, 80 anos de esforços conjuntos pela paz

3 de junho de 2025
Artigos

Brasil preparado para ser o grande líder global em sustentabilidade no turismo

30 de maio de 2025
Artigos

Jordânia celebra data nacional neste domingo (25)

25 de maio de 2025
Próxima Notícia

[:pb]Retração Econômica [:]

Tags

Alemanha argentina Azerbaijão Brasil Brasília Cazaquistão China comércio Cooperação Coronavírus Covid-19 Diplomacia eleições Embaixada Embaixador Embaixadora EMBAIXADORES Estados Unidos EUA Exposição França Independência India Irã Israel Itamaraty iTália Japão Joe Biden MERCOSUL ministro OMS ONU palestina pandemia Portugal presidente reino unido russia Turismo Ucrânia UE UNIÃO EUROPEIA Vacina Venezuela

CONTATOS • Contacts

+55 61 999873033

contato@embassynews.info

SIGA-NOS • Follow Us

Sobre a embassy • About Us

A Embassy é um moderno e dinâmico veículo de comunicação e business, cujo objetivo é divulgar as ações/projetos das embaixadas e organismos internacionais, de comércio exterior, intercâmbios bilaterais, missões diplomáticas, turismo, tecnologia, cultura e ambientais. São ainda nosso foco de divulgação, iniciativas dos governos federais, estaduais e municipais de âmbito mundial.
  • Inicial
  • Revista Embassy
  • Contato

© 2025 Embassy - Agência de Notícias - Desenvolvido por:Iuppa Digital.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Eventos
  • Agenda
  • Entrevistas
  • Artigos
  • Comércio Exterior
  • Turismo
  • Mundo
  • Brasil
  • Enogastronomia
  • Cultura
  • Diplomacia
EnglishFrenchItalianPortugueseSpanish

© 2025 Embassy - Agência de Notícias - Desenvolvido por:Iuppa Digital.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In