Hoje (20) celebra-se o Dia da Consciência Negra no Brasil> A data surgiu como honra a morte de Zumbi dos Palmares, é marcada como um dia de reflexão e memória da comunidade negra brasileira, e suas contribuições para o país. Para lembrar a ocasião especial, foi aberta a exposição ‘Reintegração de Posse: Narrativas da Presença Negra na História do Distrito Federal’ que fica à disposição do público até o dia 16 de fevereiro. São registros feitos entre anos de 1956 a 1998 que ficarão expostos nas paradas de ônibus da Galeria dos Estados, no Setor Comercial Sul. As fotografias revelam a presença e os caminhos de pessoas negras em Brasília, desde sua criação, ao mesmo tempo que celebramos os 60 anos da cidade O acesso é gratuito.
Na cerimônia de abertura da exposição, no dia 19, o embaixador da Bélgica, Patrick Herman (foto), fez um discurso marcante relembrando o passado da Bélgica e seus desafios atuais no contexto da luta contra o racismo. “É difícil, mas necessário, para que a geração dos meus filhos encontre em si a força e a humildade para derrubar essas barreiras. À medida que mais um aniversário se aproxima, os 20 anos da Conferência das Nações Unidas contra o Racismo em Durban, nem a Bélgica nem o resto da Europa têm uma lição a ensinar ao Brasil, mas é uma jornada que podemos partilhar, uma prática de educação e sensibilização, uma experiência de preocupação com as vítimas do racismo, de melhores práticas de assessoria, mediação e apoio jurídico”, afirmou o embaixador Herman.
Os registros fotográficos chamam atenção para o lugar da população negra durante a construção da capital federal. “É uma exposição que busca refletir sobre as trajetórias negras”, explica Ana Flávia Magalhães Pinto, curadora da iniciativa.