Os gaboneses celebraram, nessa quinta-feira(17), o 57º aniversário de independência do país. Durante toda a semana, foram realizadas diversas atividades culturais.
Na capital, Libreville, houve desfile militar. Uma nova rede de televisão passou a funcionar com a transmissão de um discurso do presidente Ali Bongo Ondimba à nação.
“A prosperidade do Gabão e o destino eterno estão em nossas mãos”, disse o Chefe de Estado.
“Desejamos manter um espírito de união, de esforço conjunto para o desenvolvimento da nação”, disse o embaixador do Gabão no Brasil, Jacques Michel Moudoute-Bell, à revista Embassy Brasília. De acordo com o diplomata, o presidente gabonês prometeu anunciar, em breve, uma nova equipe de governo com o objetivo de dar condições melhores à população, de forma mais rápida, com eficiência e assegurando o crescimento econômico. “Ele deseja diversificar a comercialização de produtos, relançar a indústria madeireira, investir na agricultura, no ecoturismo e não ter o petróleo como única riqueza”, explicou.
No Gabão existem 13 parques nacionais, que foram criados em 2002 e cobrem 11% do território do país. “Temos 85% do nosso território preservado, com florestas que abrangem a Bacia do Congo, considerada o segundo pulmão do planeta, depois da Amazônia”, ressaltou. De acordo com o embaixador, o governo gabonês também tem um importante trabalho de preservação de tartarugas como o Projeto Tamar, existente em vários estados brasileiros. Em 2010, uma delegação do Gabão visitou algumas bases do programa.
Jacques Michel informou que o presidente Ali Bongo pediu ainda que os diplomatas do país se aproximassem ainda mais dos governos onde estão em missão para que se ampliem as relações comerciais e projetos bilaterais em todo o mundo. O embaixador faz um convite aos brasileiros para conhecerem aquela nação africana. “Venham descobrir o Gabão” ! Essa semana, o presidente do Egito, Abdel Fatah AL, visitou oficialmente o país. Os governos gabonês e egípcio mantêm ótimas relações de amizade.