Em cartaz até o dia 30 de novembro, Imperfeita 2.0 é a mais nova exposição em homenagem a Frida Kahlo, considerada uma mulher transgressora, inovadora e um ícone de liberdade e genialidade à frente do seu tempo. A mostra foi aberta nesta quinta-feira (28) pelo embaixador do México José Pinãs Rojas, na sede diplomática, em Brasília.
A exposição traz obras inéditas de 15 artistas brasileiros, dez mulheres e cinco homens, que interpretam a vida e a trajetória de Frida, oferecendo uma visão única da pintora, associando sua força e liberdade ao feminismo e à luta LGBTQIA+.
Frida Kahlo teve uma vida repleta de desafios e superações e a ideia de Imperfeita 2.1 é homenagear as mulheres. “Uma mulher ‘imperfeita’ para todos os padrões pré-estabelecidos, que reflete o empoderamento da mulher de hoje”, afirma a curadora Adriana Scartaris, em nota.
Um dos destaques fica por conta da Realidade Aumentada, desenvolvida pelo artista digital João Nunez, de 21 anos, que permite que os visitantes explorem com imagens e sons todas as obras de forma lúdica e imersiva através da câmera de um celular.
Histórico do Projeto – O projeto IMPERFEITA nasceu de um concurso que elegeu 10 artistas brasileiros, promovido pela galeria multipotencial, o Coletivo284 de Lisboa-Portugal, durante o ano de 2020 com o propósito de homenagear a mulher e dar visibilidade a artistas brasileiros inéditos na Europa. A mostra foi montada pela primeira vez em maio de 2021 em Lisboa. O sucesso de Imperfeita em Lisboa passou em São Paulo, recebido por E L A, Espaço Latão Arte, e agora está a disposição do público em Brasília, a convite da Embaixada do México.
Exposição Imperfeita 2.1
Horários: Segunda a sexta-feira: das 10:00 às 13:00 horas e das 15:00 as 17:00 horas, na Embaixada do México (SES quadra 805, lote 18), , até 30 de dezembro de 2021. Gratuito.
Agende sua visita através do email: bibliotecamexbra@sre.gob.mx