• Inicial
  • Revista Embassy
  • Contato
terça-feira, 13 maio , 2025
22 °c
Brasília
26 ° sáb
27 ° dom
26 ° seg
25 ° ter
Embassy Agência de Notícias
EnglishFrenchItalianPortugueseSpanish
  • Eventos
  • Agenda
  • Entrevistas
  • Artigos
  • Comércio Exterior
  • Turismo
  • Mundo
  • Brasil
  • Enogastronomia
  • Cultura
  • Diplomacia
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Eventos
  • Agenda
  • Entrevistas
  • Artigos
  • Comércio Exterior
  • Turismo
  • Mundo
  • Brasil
  • Enogastronomia
  • Cultura
  • Diplomacia
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Embassy Agência de Notícias
EnglishFrenchItalianPortugueseSpanish
Home Categorias Mundo

França implementa série de medidas ambientais em 2024 para eliminar plásticos e desperdício

30 de dezembro de 2023
em Mundo
Tempo de Leitura: 2 mins
0

A partir de 1° de janeiro, a França implementa uma série de medidas ambientais que fazem parte da lei contra o desperdício e pela economia circular do governo francês, entre elas, a obrigação de separar o lixo orgânico e um leasing para carros elétricos. Finalmente, a ambiciosa medida para eliminar as embalagens de plástico de frutas e verduras entra em vigor com um ano de atraso, de maneira limitada.

Desde o início de 2023, maçãs, batatas, cenouras e alfaces em sacos plásticos, algo comum nos supermercados franceses, deveriam passar a ser coisa do passado. A proibição da venda de frutas e legumes em embalagens plásticas deveria entrar em vigor no começo deste ano. Mas o projeto ambicioso, anunciado pelo governo de Emmanuel Macron para banir o plástico descartável até 2026, encontrou barreiras para sua aplicação.

Um decreto de outubro de 2021 previa a proibição da comercialização de embalagens de plástico para um certo número de frutas e verduras vendidas frescas, que não sofreram transformações. Mas o texto foi retocado pelo Conselho de Estado, o órgão que arbitra sobre a constitucionalidade das leis, pressionado pela indústria do plástico, obrigando o governo francês a rever suas intenções e acrescentar uma lista de 29 exceções à regra.

A proibição entra então em vigor com atraso, o que permitiu escoar os estoques de embalagens que já tinham sido fabricadas.

Como a medida diz respeito apenas aos legumes e frutas não transformados, um abacaxi cortado ou um melão descascado, por exemplo, podem ser vendidos em embalagens plásticas, assim como lotes de mais de 1,5 quilo.

Ajuda para reparações e lixo orgânico – Também dentro do pacote de medidas previstas na lei contra o desperdício, os bônus distribuídos para reparação de utensílios domésticos e de informática avariados também será aumentado e novos aparelhos serão incluídos.

A partir de 2024, as prefeituras também serão obrigadas a colocar à disposição dos moradores uma solução para a separação do lixo orgânico para compostagem. Além disso, os restaurantes escolares devem servir ao menos 50% de produtos considerados sustentáveis ou com uma certificação oficial de qualidade e origem, com ao menos 20% provenientes da agricultura biológica.

Para dar um empurrãozinho em seu objetivo de transição energética, o governo vai oferecer um leasing mais econômico de carros elétricos (novos ou usados). Além disso, a ajuda para a compra de bicicletas elétricas novas será ampliada também às usadas. 

Tags: ambienteEconomiaEmmanuel MacronFrançalixomedidas
Notícia Anterior

Comércio, cooperação econômica e investimentos são discutidos entre o estado do Pará e o Cazaquistão

Próxima Notícia

Brasil mostra preocupação com o aumento da tensão em Essequibo

Notícias Relacionadas

Mundo

Cazaquistão busca relações amistosas com países vizinhos

25 de abril de 2025
Mundo

Países do Brics aprovam Declaração Conjunta com foco em segurança alimentar

20 de abril de 2025
Mundo

Equador realiza eleições neste domingo

12 de abril de 2025
Próxima Notícia
Tensão entre Venezuela e Guiana aumenta e Brasil mostra apreensão com escalada da disputa para um conflito na região - (crédito: Marcelo García/Presidência da Venezuela/AFP)

Brasil mostra preocupação com o aumento da tensão em Essequibo

Tags

Acordo Alemanha argentina Azerbaijão Brasil Brasília Cazaquistão China comércio Coronavírus Covid-19 Diplomacia eleições Embaixada Embaixador Embaixadora EMBAIXADORES Estados Unidos EUA Exposição França Independência India Irã Israel Itamaraty iTália Japão Joe Biden MERCOSUL ministro OMS ONU palestina pandemia Portugal presidente reino unido russia Turismo Ucrânia UE UNIÃO EUROPEIA Vacina Venezuela

CONTATOS • Contacts

+55 61 999873033

contato@embassynews.info

SIGA-NOS • Follow Us

Sobre a embassy • About Us

A Embassy é um moderno e dinâmico veículo de comunicação e business, cujo objetivo é divulgar as ações/projetos das embaixadas e organismos internacionais, de comércio exterior, intercâmbios bilaterais, missões diplomáticas, turismo, tecnologia, cultura e ambientais. São ainda nosso foco de divulgação, iniciativas dos governos federais, estaduais e municipais de âmbito mundial.
  • Inicial
  • Revista Embassy
  • Contato

© 2025 Embassy - Agência de Notícias - Desenvolvido por:Iuppa Digital.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Eventos
  • Agenda
  • Entrevistas
  • Artigos
  • Comércio Exterior
  • Turismo
  • Mundo
  • Brasil
  • Enogastronomia
  • Cultura
  • Diplomacia
EnglishFrenchItalianPortugueseSpanish

© 2025 Embassy - Agência de Notícias - Desenvolvido por:Iuppa Digital.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In