• Inicial
  • Revista Embassy
  • Contato
sexta-feira, 6 junho , 2025
22 °c
Brasília
26 ° sáb
27 ° dom
26 ° seg
25 ° ter
Embassy Agência de Notícias
EnglishFrenchItalianPortugueseSpanish
  • Eventos
  • Agenda
  • Entrevistas
  • Artigos
  • Comércio Exterior
  • Turismo
  • Mundo
  • Brasil
  • Enogastronomia
  • Cultura
  • Diplomacia
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Eventos
  • Agenda
  • Entrevistas
  • Artigos
  • Comércio Exterior
  • Turismo
  • Mundo
  • Brasil
  • Enogastronomia
  • Cultura
  • Diplomacia
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Embassy Agência de Notícias
EnglishFrenchItalianPortugueseSpanish
Home Destaque 3

França convoca embaixador chinês após ‘declarações inaceitáveis’

23 de março de 2021
em Destaque 3, Mundo
Tempo de Leitura: 2 mins
0

A França convocou nesta terça-feira (23/3) o embaixador da China para reclamar das declarações “inaceitáveis” depois da publicação de uma série de tuítes dirigidos a legisladores franceses e a um pesquisador. O embaixador Lu Shaye foi convocado ao ministério das Relações Exteriores “nesta manhã para informá-lo de todas as queixas que temos sobre ele”, disse o ministério.

O diretor da Ásia do ministério francês, Bertrand Lortholary, disse ao diplomata que “os métodos da embaixada e o tom de seus comentários públicos são completamente inaceitáveis e excedem todos os limites comumente aceitos por qualquer embaixada do mundo”.

A citação foi emitida na última segunda-feira (22/3) pelos “insultos e ameaças” feitos por Lu em um momento em que a China e os países ocidentais se enfrentam pelas denúncias de abusos de direitos de Pequim contra a minoria muçulmana uigur. No entanto, excepcionalmente em uma situação como esta, de acordo com o protocolo diplomático habitual, Lu demorou para cumprir a exigência de comparecer ao ministério.

O secretário de Assuntos Europeus, Clément Beaune, disse no início desta terça-feira (23/3) que Lu desprezou o pedido inicial, e a embaixada chinesa em Paris alegou “problemas de agenda” em uma mensagem no Twitter.

Lu, um diplomata conhecido pelos seus comentários agressivos na conta do Twitter da embaixada, apontou recentemente várias pessoas, entre elas Antoine Bondaz, especialista na China do think tank Fundação para a Pesquisa Estratégica (FRS).

Na sexta-feira (19/3), referiu-se a Bondaz como um “bandido mesquinho”, uma “hiena enlouquecida” e um “troll ideológico” com posturas “anti-chinesas”, depois que Bondaz reclamou da pressão chinesa sobre os legisladores franceses que esperavam visitar Taiwan. Lu também falou dos legisladores franceses que planejam fazer uma viagem a Taiwan.

“Ao dirigir-se aos legisladores, o próprio embaixador desprezou o princípio fundamental da separação de poderes, e foi convidado a ser observado mais estritamente daqui para frente”, disse o ministério.

Tags: ChinaEmbaixadorFrançaLu Shaye
Notícia Anterior

Espanha manterá restrições de voos procedentes do Brasil

Próxima Notícia

Hoje, dia 23/03, celebramos o Dia Nórdico

Notícias Relacionadas

Casas do assentamento israelense de Psagot, na Cisjordânia, perto de Ramallah e de Al-Bireh - (crédito: Zain Jaafar/AFP)
Mundo

Cisjordânia: Israel anuncia maior expansão de colônias em décadas

31 de maio de 2025
Mundo

Leão XIV defende dignidade a imigrantes e casamento entre ‘homem e mulher’

16 de maio de 2025
Mundo

Cazaquistão busca relações amistosas com países vizinhos

25 de abril de 2025
Próxima Notícia

Hoje, dia 23/03, celebramos o Dia Nórdico

Tags

Alemanha argentina Azerbaijão Brasil Brasília Cazaquistão China comércio Cooperação Coronavírus Covid-19 Diplomacia eleições Embaixada Embaixador Embaixadora EMBAIXADORES Estados Unidos EUA Exposição França Independência India Irã Israel Itamaraty iTália Japão Joe Biden MERCOSUL ministro OMS ONU palestina pandemia Portugal presidente reino unido russia Turismo Ucrânia UE UNIÃO EUROPEIA Vacina Venezuela

CONTATOS • Contacts

+55 61 999873033

contato@embassynews.info

SIGA-NOS • Follow Us

Sobre a embassy • About Us

A Embassy é um moderno e dinâmico veículo de comunicação e business, cujo objetivo é divulgar as ações/projetos das embaixadas e organismos internacionais, de comércio exterior, intercâmbios bilaterais, missões diplomáticas, turismo, tecnologia, cultura e ambientais. São ainda nosso foco de divulgação, iniciativas dos governos federais, estaduais e municipais de âmbito mundial.
  • Inicial
  • Revista Embassy
  • Contato

© 2025 Embassy - Agência de Notícias - Desenvolvido por:Iuppa Digital.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Eventos
  • Agenda
  • Entrevistas
  • Artigos
  • Comércio Exterior
  • Turismo
  • Mundo
  • Brasil
  • Enogastronomia
  • Cultura
  • Diplomacia
EnglishFrenchItalianPortugueseSpanish

© 2025 Embassy - Agência de Notícias - Desenvolvido por:Iuppa Digital.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In