Brasil assume direção do IBAS buscando fortalecimento do grupo
O Brasil assumiu, no dia 03, a presidência de turno do Fórum de Diálogo Índia, Brasil, África do Sul – IBAS. Integrado por três países democráticos, multiétnicos e multiculturais, o agrupamento completa 20 anos em 2023.
O Governo brasileiro confere prioridade ao IBAS no presente contexto internacional. O grupo encontra-se em posição ideal para contribuir na construção de uma ordem internacional mais justa e representativa, com respeito ao Direito Internacional e à solução pacífica dos conflitos.
A presidência brasileira buscará fortalecer o IBAS em seus três pilares: coordenação política, cooperação trilateral e cooperação com demais países em desenvolvimento, por meio do Fundo IBAS. Premiado internacionalmente, o Fundo já financiou projetos em mais de 30 países.
Em 2024, os três países comporão a troika do G20. A confluência das presidências indiana (2023), brasileira (2024) e sul-africana (2025) do G20 criará novas oportunidades de ação concertada e de cooperação nas mais diversas áreas.
Fonte: Ministério das Relações Exteriores