Embaixador Bolat Nussupov dirige encontro que tem a participação da mídia
Um balanço das atividades do Fórum de Amizade “Cazaquistão-Brasil”, o fortalecimento das relações bilaterais e a campanha “Kazakhstan: Born Bold” que promove o desenvolvimento, economia e política externa cazaque. Estes foram os temas de um briefing para imprensa convocada pelo embaixador do Cazaquistão Bolat Nussupov, na sede diplomática, nesta quinta-feira, dia 12.
Sob a copresidência do Embaixador Bolat Nussupov e do Presidente do Fórum de Amizade “Cazaquistão-Brasil, o ex-senador do Congresso Nacional Ulisses Riedel, foi realizada a reunião anual do Fórum de Amizade “Cazaquistão-Brasil” em formato híbrido.
A abertura da reunião contou com discursos Vice-Presidente do Fórum de Amizade “Cazaquistão-Brasil” Cassiano Pereira Viana, Diretor Executivo do Fórum, professor Edélcio Américo e do editor-chefe da agência de notícias “Foco na política” Milton Atanasio.
O evento abordou aspectos centrais do Pronunciamento de setembro do Presidente da República do Cazaquistão, Kassym-Jomart Tokayev, intitulada “Cazaquistão Justo: lei e ordem, crescimento econômico, otimismo social”. Também foram apresentados a campanha informativa “Kazakhstan: Born Bold” e os avanços da cooperação cazaque-brasileira em 2024, incluindo os planos futuros do Fórum para 2025.
O Embaixador Bolat Nussupov, em seu discurso de boas-vindas, apresentou aos convidados os principais aspectos das reformas implementadas pelo governo cazaque para modernizar a economia e melhorar o bem-estar da população. Ele também realizou a apresentação da nova campanha internacional de publicidade “Kazakhstan: Born Bold”, exibindo um vídeo promocional. desenvolvimento, economia e política externa do Cazaquistão
Em relação ao fortalecimento da cooperação bilateral entre o Cazaquistão e o Brasil, o Embaixador destacou os principais eventos deste ano, como a quinta rodada de consultas políticas realizadas em Brasília, a primeira reunião do grupo parlamentar de amizade no Congresso Nacional do Brasil e no Mazhilis do Cazaquistão em Astana, além da terceira reunião do Conselho Empresarial “Cazaquistão-Brasil” em Porto Alegre.
Já o Presidente do Fórum Amizade “Cazaquistão-Brasil”, Ulisses Riedel, sublinhou a importância do Cazaquistão para o mundo, país que afirma ser o único no mundo que trabalha inteligentemente pela paz mundial. “A postura do Cazaquistão é de ser um promotor da paz, e isto é algo que sempre posso sentir nos inumeráveis fóruns, e congressos, que têm este tema como ponto central de trabalho”.
Em seguida, o Vice-Presidente do Fórum, Cassiano Viana, falou sobre os 33 anos de independência cazaque e ressaltou que,” desde 1991, o país da Ásia Central tem construído uma identidade própria, fortalecendo suas instituições e economia”. A seu ver, “a relação entre o Brasil e o Cazaquistão é um exemplo de cooperação e amizade entre nações estabelecida com o aprofundamento em áreas como comércio, energia, educação e turismo”.
Por sua vez, Aliya Kairliyeva, Segunda-Secretária da Embaixada do Cazaquistão no Brasil, falou sobre o lançamento de um novo projeto de informação e imagem, intitulado “A Natureza Encantadora do Cazaquistão”, projeto realizado no âmbito da promoção do potencial turístico do Cazaquistão, país conhecido por sua natureza deslumbrante, que atrai turistas de todo o mundo.
“Atualmente, o país está desenvolvendo diversos tipos de turismo. O clima do Cazaquistão é fortemente continental. No Sul, as temperaturas no verão podem alcançar +45 graus, enquanto no Norte, no inverno, podem cair para -45 graus. Essas condições climáticas únicas permitem o desenvolvimento de uma ampla variedade de modalidades turísticas, tornando o país verdadeiramente especial”, acrescentou Kairliyeva.
Entre os tipos de turismo mais populares na nação asiática estão o turismo esportivo, de bem-estar, cultural e educativo, etnográfico e ecológico. Como explicado pela diplomata, o projeto “A Natureza Encantadora do Cazaquistão” consiste na publicação mensal de artigos sobre a natureza do Cazaquistão, acompanhados de material fotográfico e videográfico.