Embaixadora Finlândia mantém apoio à Ucrânia confirma posição em encontro com embaixador ucraniano
A Embaixadora da Finlândia no Brasil, Johanna Karanko, reuniu-se na quinta-feira (09) com o novo embaixador da Ucrânia no Brasil, Andrii Melnyk. Durante o encontro, a diplomata finlandesa reafirmou que seu país mantém o seu apoio à Ucrânia desde o início da agressão russa. Os diplomatas também trocaram ideias sobre outros assuntos de interesses mútuo.
O governo finlandês vem utilizando muitas formas para apoiar a Ucrânia contra a agressão da Rússia, bem como os países vizinhos que são afetados pela guerra. Desde fevereiro de 2022, a Finlândia atribuiu quase dois mil milhões de euros em ajuda à Ucrânia.
Em 1918, o país foi um dos primeiros países a reconhecer a Ucrânia e a abrir uma missão diplomática em Kiev. A Finlândia reconheceu mais uma vez a Ucrânia em 30 de dezembro de 1991. Ambos os países estabeleceram relações diplomáticas em 26 de fevereiro de 1992. A Finlândia é membro da União Europeia, à qual a Ucrânia se candidatou em 2022.
O embaixador Andrii Melnyk já cobrou um envolvimento “real” do Brasil na guerra. O diplomata disse que a Ucrânia leva a sério a proposta do Brasil de mediar o conflito com a Rússia, mas que “não se faz diplomacia com palavras vazias”. Segundo ele, o governo brasileiro pode ajudar a Ucrânia no campo humanitário, como fez ao enviar kits para a Faixa de Gaza”.