O Festival Gastronômico Israel-República Tcheca será aberto aos amantes de uma boa e diferente gastronomia, hoje, 22, às 19h, em Brasília. O evento aberto ontem, 21 – apenas para convidados – prossegue no restaurante Miró, no 1º andar do hotel Brasil 21 Convention. Comandado pelos chefs Nir Baruch (Israel) e Radomir Smrcka (República Tcheca). O convite custa R$ 135 por pessoa.
Na abertura e lançamento do festival estiveram presentes diplomatas, assessores do executivo e jornalistas. Um quarteto de cordas, formado pelos músicos Cássio Silva (violino) Thiago Frances (violino), Victor Bueno (viola clássica) e Guilherme Ficarelli (violoncelo) executou músicas clássicas internacionais e de compositores tchecos como Smetana e israelitas como Hava Hagila. Na oportunidade, o embaixador de Israel, Yossi Shelley, agradeceu a presença de todos e lembrou que a relação do seu país com a República Tcheca se deu antes da criação de Israel. Disse que gosta de cozinhar que os chefs ali presentes representam uma cultura.
Já o encarregado de Negócios da República Tcheca, Tomás Lonicek, afirmou que os dois países têm muitos laços culturais e história que os une. “A República Tcheca teve papel importante na criação de Israel, inclusive militar. Cedemos 85 aviões caça, 50 mil armas e 80 milhões de munição a Israel”, afirmou em entrevista a Embassy All News. Segundo Lonicek, este é o primeiro evento dos dois países juntos em Brasília, mas outros estão sendo pensados como um festival de música eletrônica.
Também em entrevista a Embassy All News, Fabiano de Abreu Cunha Campos, do hotel Brasil 21 Convencion, disse que a parceria é muito importante: “o Brasil 21 é um complexo multiuso, com vários restaurantes, três hotéis e um centro de convenções, que tem uma relação estreita com as embaixadas, não só apenas para hospedar os chefes de estados e seus diplomatas, como promover a cultura desses países”. Explicou que o completo tem tradição em realizar determinados festivais e “agora é com muita alegria que recebemos esse, que é um festival sui generis, pela mistura da cultura tcheca e israelense e os chefes são de primeira qualidade”.
Os chefs Nir Baruch e Radomir Smrcka prepararam, pratos típicos de cada país, como Homus, Falafel e cordeiro cozido (israelenses) e o Gulas, feito com carne vermelha em um molho grosso e bem temperado (tcheco). O cardápio de lançamento do festival ontem, 21, será o mesmo de hoje, 22. Será uma boa oportunidade para degustar pratos diferentes e ouvir boas composições de música clássica israelense e tcheca. Cada convidado terá direito a duas entradas frias e duas quentes, dois pratos principais e duas sobremesas de ambos os países.
Os chefs: Nir Baruch nasceu em Tel Aviv, Israel, em 1970. Veio para São Paulo com os pais em 1987, aos 17 anos de idade. Também possui cidadania brasileira. Depois da chegada, sua família montou o Restaurante Delishop em 1991, especializado em culinária judaica. Em 1996, assumiu a cozinha do restaurante, trazendo novidades ao cardápio, mas mantendo a forte tradição da cozinha judaica. O equilíbrio resultou numa clientela eclética, que frequenta o estabelecimento em busca de um sabor que tem saudades. Possui consultoria em catering (preparo de refeições) e abertura de novos empreendimentos culinários. Ganhou o primeiro lugar no episódio Food Truck – GNT. Apoia tecnicamente programas culinários na TV Gazeta e A Hebraica.
Radomir Smrcka nasceu em Karlovy Vary, na República Tcheca, em 1972. Está há mais de cinco anos no Brasil, onde trabalha como diretor de alimentação e bebidas do Hotel Four Seasons em São Paulo. Aprendeu a cozinhar aos 15 anos de idade com antigas receitas tchecas de sua avó, quando descobriu o gosto pela gastronomia. Começou a viajar pelo mundo e a estudar o tema. Foi diretor de alimentação e bebidas de grandes hotéis no Brasil, como o Grand Hyatt, Pullman e Tivoli. Gosta de trabalhar com produtos locais e de boa qualidade, dando suporte aos pequenos produtores. Experimenta sabores diferentes tanto na cozinha, como com bebidas. Tem como objetivo divulgar a gastronomia Tcheca, que é seu principal hobby.
Menu
Entrada fria – Homus e Rosbife recheado com creme de raiz forte
Entrada quente – Falafel sobre salada israelense e tahine e sopa de legumes e batata com cogumelos
Prato principal
Cordeiro cozido com frutas secas e Couscous
Gulas com panqueca de batata
Sobremesa
Malabi com pistache
Strudel de maçã
Festival Gastronômico Israel-República Tcheca – Hotel Brasil 21 Convencion – Setor Hoteleiro Sul, Quadra 6, Conjunto A, Bloco B. Para reservar lugares para a noite de hoje, dia 22, os interessados devem ligar para o telefone (61) 3039-8155.
Para conferir mais fotos do evento, confira o Flickr da Embassy, aqui.