Pelo segundo ano consecutivo, a embaixada da República da Coreia realiza seu festival no Brasil pela internet, transmitido gratuitamente em seu canal do YouTube. A extensa programação está agendada para os próximos dias 9, 10 e 11 de julho (sexta, sábado e domingo).
A transmissão online será mantida na edição de 2021, como no ano passado, devido à continuidade da pandemia. Tudo foi adaptado para uma exibição de atrações em padrão televisivo. O evento será apresentado pela jornalista Rafaela Dornas e a escritora e produtora Babi Dewet.
A programação traz conteúdo com características próprias do país que tem atraído cada vez mais a atenção dos brasileiros, como o K-pop (música pop sul-coreana) e os K-dramas (séries), além de aspectos culturais já famosos no país, como o taekwondo (arte marcial), que é um dos esportes praticados nas Olimpíadas, e sua tecnologia de ponta em smartphones e televisores.
A imersão na cultura sul-coreana no festival promete ainda mais atrações, que vão desde sua gastronomia, passando pelo cinema, indo até os principais aspectos de sua moda e beleza. Já estão confirmadas também participações sobre educação, em que serão abordadas as bolsas de estudo, além de uma aula de nível básico para interessados em aprender coreano.
No campo da literatura, foi confirmada a participação da escritora Shin Kyung-Sook, que escreveu “Por favor, cuide da Mamãe”, disponível em português e publicado pela Intrínseca no Brasil. Haverá o anúncio dos vencedores do concurso de resenhas em parceria com a Associação Nacional dos Escritores (ANE), cujo tema foi justamente o livro de Shin Kyung-Sook.
Outra parte da programação que promete atrair fãs é o Kpop World Festival, concurso que vai escolher os melhores covers de K-pop do Brasil. Os candidatos foram pré-selecionados em chamada pública e os ganhadores serão orientados a participar da final, online, transmitida direto da Coreia.
Confira abaixo a programação completa do festival, a ser transmitido pelo canal no YouTube da Embaixada da República da Coreia:
Sexta-feira, dia 9
15h: abertura realizada pelo embaixador.
15h30: como a tecnologia é uma aliada contra a Covid-19.
16h30: concurso de resenha e bate-papo sobre a literatura coreana.
17h30: apresentação do grupo Amigos da Embaixada
18h30: cinema, K-dramas e concurso
20h: concerto de música folclórica da Coreia pelo Quarteto de Cordas da Orquestra Filamôrnica de Minas Gerais.
Sábado, dia 10
11h: abertura
11h10: aprenda o básico da língua coreana no momento Hangul, uma aula ao vivo com expressões úteis para o dia a dia.
12h30: sabores da Coreia com chefes convidados no momento Hansik.
13h: seleção de vídeos e músicas
14h: conheça a bolsa de estudos do governo coreano e como conquistá-la.
16h: a Coreia como objeto de pesquisa de brasileiros.
17h: atletas de Taekwondo são premiados ao vivo.
Domingo, dia 11
11h: realização do K-pop World Festival, seletiva brasileira do maior concurso cover de K-pop do mundo.
13h30: seleção de vídeos e músicas
14h30: histórias inspiradores de quem vive a Coreia no interior do Brasil.
15h: moda e beleza com quem entende do assunto.
16h: seleção de vídeos e músicas, incluindo participação de grupo de pagode sul-coreano.
17h30: os melhores covers de K-pop do Brasil são revelados, como parte do K-pop World Festival.
18h30: encerramento feito pelo embaixador.