Súsan Faria
Uma iniciativa que deu certo foi a Noite Dominicana em Brasília. São três anos de êxito, com público cativo no tradicional restaurante Bierfass, no Lago Sul. Dominicanos, brasileiros, diplomatas e funcionários de embaixadas se reúnem para ouvir música caribenha, dançar e saborear pratos típicos da República Dominicana. Nesta terça-feira, 20, não foi diferente, a festa esteve animada e com a certeza de que muitas vezes vai acontecer em 2017.
Merengue, Bachata e Salsa deram o ritmo nesse tradicional encontro, onde dançarinos – sozinhos ou de par – não pararam de dançar no amplo corredor do restaurante, enfeitado com as cores da República Dominicana. A Noite Dominicana ocorre toda última terça-feira do mês, no Bierfass, no shopping Gilberto Salomão, no Lago Sul. “É uma oportunidade de divulgar a cultura e a culinária dominicana, bem como de oferecer algo mais para os frequentadores do restaurante”, comentou o sócio do restaraurante, Janoel Ribeiro.
Segundo Janoel, a ideia surgiu a partir de uma conversa entre ele e o então embaixador da República Dominicana, Hector Dionizio, sempre presente aos encontros. Um projeto que vingou e que caiu no gosto do público. Além da música animada, no cardápio da última Noite Dominicana em Brasília de 2016 teve Sancho Dominicano, um caldo tradicional daquele país com carnes diversas e vegetais; Mofongo Dominicano, de origem africana; e Tostones também daquele país. Na oportunidade foi comemorado o aniversário e cantado parabéns para o vice-chefe de missão do Sudão, Muhanned Ajabna. A próxima Noite Dominicana em Brasília será realizada dia 31 de janeiro, como sempre a partir das 19h30, sem hora para acabar