Comite italiano do DF promove jantar de lançamento com pratos inspirados em cenas de filmes.
| Oda Paula Fernandes
O Novo Cinema Italiano no Brasil está com data marcada para estréia em sete capitais brasileiras, simultaneamente, no dia 25 de agosto e estará em cartaz até o dia 31. É a 8 ½ Festa do Cinema Italiano. Além de Brasília, Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Florianópolis e Porto Alegre recebem os inéditos no Brasil do atual cinema italiano.
O lançamento da 8 ½ Festa do Cinema Italiano, teve em Brasília, na noite desta última quinta-feira (18) um cine jantar de lançamento no Restaurante Hostaria Dei Sapori (212 Sul), em parceria com o Comites do Distrito Federal. Regados ao bom vinho, música ao vivo e autêntica culinária italiana, os convidados degustaram pratos inspirados em cenas do cinema italiano, clássico ou atual, que foram harmonizados com vinhos também italianos, em jantar de lançamento do festival, patrocinado pela pasta Garofalo.
Para o jantar, a expectativa era de receber até 50 pessoas, mas com lotação máxima na casa (100 pessoas). O chef da Hostaria Dei Sapori, Giusepe Modasseri, conta que a finalidade era homenagear os filmes italianos e que os pratos, elaborados em conjunto com a Garofalo, pasta italiana patrocinadora do jantar, foram servidos só ontem, no evento. “Superou nossa expectativa porque planejamos jantar para 50 pessoas e estamos com a casa cheia. Na entrada, três pratos – arantino, fritata de cebola e polpeta (almôndega). Depois passamos a fase de primeiro prato à base de massa e decidimos fazer três degustações – rigatone a la Norma, espaguette à putanesca e timbalo de macarone”, revela o chef Modasseri.
Prato Romano que ficou conhecido no mundo todo é o espaguete à putanesca. Sobre as mais variadas histórias da origem do prato, o chef falou, com bom humor, sobre a sua versão. “Sobre a putanesca se falam muitas história. A primeira teoria é que era uma prato das prostitutas que chegavam em casa, pegavam o que tinham na geladeira e misturavam à massa sem nenhum critério. Daí esse nome simpático ao prato. Mas apesar do nome ele é bem aceito porque tem o sabor mediterrâneo”, Completa Modasseri.
Quanto aos ingredientes usados no cardápio, Giuseppe disse que em Brasília é possível encontrar todos os produtos, que garantem o sabor autêntico da culinária mediterrânea. “Aqui se têm tudo com qualidade”, finaliza o chef.
Comites Brasília – O diretor da Comissão Cultural do Comites do Distrito Federal, Roberto Max Lucich , disse que todos os filmes são inéditos e o jantar vem para homenagear o evento. “São todos filmes italianos inéditos no Brasil. É uma ótima oportunidade de viajar para a Itália sem sair de casa. Aqui neste jantar nós escolhemos pratos que já foram servidos em filmes clássicos ou atuais e as músicas que serviram de tema no cinema italiano”, conta Lucich. O Comites dos Italianos no Exterior, responsável por promover os temas de interesse dos italianos residentes fora do país, é um dos apoiadores da festa.
8 ½ Festa do Cinema Italiano – Nascido em Lisboa, Portugal, o Festival de Cinema Italiano veio para o Brasil em 2013 e desembarcou em Porto Alegre. Apos três anos de sucesso na capital gaúcha, esta é a primeira vez que acontece estréia em sete capitais simultaneamente. A expectativa dos organizadores é de expandir para outras cidades brasileiras já no próximo ano.
Os filmes estarão em cartaz a partir do dia 25 de agosto até o dia 31, no espaço de cinema Itaú, Casa Park, às 19 horas e às 21 horas. Ingressos vendidos no local custam R$ 20,00.
Fotos: Rafael Luz/ Embassy Brasília