As comemorações em torno do Dia Internacional das Mulheres são uma ocasião para nos mobilizarmos, no mundo todo, em favor da igualdade entre mulheres e homens.
Essa igualdade foi elevada a prioridade nacional na França e se reflete também em sua diplomacia, que tem uma orientação feminista. Visando o alcance de avanços concretos, temos o orgulho de anunciar que estamos organizando, junto com a ONU mulheres e o México, o Fórum Geração Igualdade. Esse evento, que terá início no final de março, na Cidade do México, será concluído em Paris, do dia 30 de junho ao dia 2 de julho.
O Fórum será o encontro feminista mundial mais importante desde a Conferência de Pequim, 1995, da qual tive o privilégio de participar. Ele reunirá Estados, organizações internacionais, sociedade civil e empresas que querem assumir compromissos concretos em favor da igualdade entre mulheres e homens por meio, especialmente, de coalizões de ações, com o grande objetivo de fazer da próxima geração a geração da igualdade.
A França fez questão de acolher esse fórum pois está plenamente mobilizada em favor da igualdade entre mulheres e homens. O presidente da República tornou essa causa uma prioridade nacional, cujo primeiro pilar é o combate a todas as formas de violência sexista e sexual. No exterior, nossa diplomacia é feminista e coloca a igualdade entre mulheres e homens, bem como a liberdade e os direitos das mulheres, no centro de sua ação internacional. Temos assim, uma Estratégia Internacional para a Igualdade entre Mulheres e Homens, igualdade que consideramos um desafio político no âmbito global.
Para alcançar nosso objetivo comum de igualdade, todas e todos devem se mobilizar. Mas as mulheres e os homens representantes políticos têm uma responsabilidade particular, pois são elas e eles que elaboram as leis e que definem as regras que organizam a nossa sociedade. Por essa razão, a Embaixada da França no Brasil, com nossos parceiros da ONU Mulheres e da Embaixada do México, e também a Aliança Francesa de Brasília, organizou no dia 8 de março um webinário sobre os desafios que as mulheres enfrentam no meio político e como superá-los.
Com a participação de representantes políticas do Brasil, como a deputada Professora Dorinha, Manuela d’Ávila e Sonia Guajajara; e da França, como a deputada Anne Blanc e a senadora Laurence Rossignol, o evento foi uma oportunidade de reforçar que a plena participação das mulheres na vida política é um elemento-chave para garantir o respeito aos seus direitos enquanto mulheres e aos direitos humanos de forma geral.
Na política, mas não apenas, as mulheres enfrentam ainda muitos desafios. É por isso que o Fórum Geração Igualdade se concentrará em dar respostas concretas nas áreas de violência de gênero, justiça e direitos econômicos, direito à autodeterminação, direitos sexuais e reprodutivos, ação das mulheres pela justiça climática, tecnologia e inovação, e movimentos e lideranças feministas. Nossa meta é ambiciosa: fazer da próxima geração a geração da igualdade. Espero vê-los em março, nos eventos organizados pelo México, e no final de junho, início de julho, em Paris!
Brigitte Collet é embaixadora da França no Brasil