Feira Nacional de Viticultura, Enologia e Enoturismo – Expovitis Brasil, reúne mais de 100 vinícolas e promove degustações, palestras, experiências sensoriais e atrações culturais. O evento será aberto nesta quinta-feira com o objetivo de divulgar os produtos nacionais
Por Rachel A Nariyoshi
Entre os dias 19 e 21 de junho de 2025, Brasília sediará a segunda edição da Expovitis Brasil, que acontecerá no Parque Tecnológico Ivaldo Cenci, localizado no Programa de Assentamento Dirigido do Distrito Federal (PAD-DF), a aproximadamente uma hora do centro da capital. Nesta edição, a Expovitis contará com mais de 100 vinícolas brasileiras, representando diversos terroirs nacionais como Vale dos Vinhedos/RS, Serra da Mantiqueira/MG e SP, Vale do São Francisco/PE e BA e o Cerrado. Serão aproximadamente 500 rótulos de vinhos nacionais disponíveis para apreciação do visitante.
Além dos vinhos, a Expovitis oferece extensa programação cultural, com experiências sensoriais, masterclasses e palestras técnicas ministrada por especialistas. Haverá ainda shows com músicos e artistas locais, proporcionando um ambiente perfeito para curtir, brindar e celebrar a viticultura brasileira em grande estilo.
Segundo os organizadores, o objetivo é que os visitantes não apenas provem os rótulos, mas também compreendam a diversidade dos terroirs, conheçam os processos envolvidos na produção de cada garrafa e se aproximem das histórias e das pessoas por trás das vinícolas. É um convite para explorar a riqueza da viticultura nacional sob múltiplos olhares, em um espaço onde todos podem aprender, trocar experiências e se encantar.
A programação técnica do evento contempla temas contemporâneos e inovadores. Painéis e workshops abordarão desde o uso da biotecnologia na viticultura e os desafios das mudanças climáticas até a produção de vinhos sem álcool, resistência de uvas PIWI e a valorização de novas regiões produtoras.
Outro destaque da Expovitis 2025 é a valorização da produção artesanal brasileira. Este ano, o evento receberá a degustação popular dos finalistas do Prêmio Brasil Artesanal de Queijos, promovido pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA). No dia 20 de junho, o público poderá participar como júri popular, provando às cegas os 15 queijos artesanais finalistas, selecionados entre 186 amostras dos estados de Goiás, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul e São Paulo.
Além dos queijos, a feira traz uma praça gastronômica com produtos regionais, azeites, cafés especiais, embutidos, pães artesanais e muito mais, todos cuidadosamente selecionados para harmonizar com os vinhos. A Expovitis também é um evento de lazer, turismo e cultura. Com programação das 9h30 às 21h, o visitante poderá conhecer os estandes interativos, participar de experiências sensoriais e descobrir novas marcas e estilos de vinho.
Em destaque, duas vinícolas: a Vinícola Brasília e a Valparaíso Vinhos e Vinhedos. A Vinícola Brasília tem se consolidado como uma presença crescente no mapa do vinho nacional, graças à produção no Cerrado de Altitude e à utilização da técnica da dupla poda, que inverte o ciclo de produção da videira. Essa prática permite que a colheita das uvas ocorra no inverno, período com menor incidência de chuvas e elevada amplitude térmica (diferença de temperatura entre o dia e a noite), condições ideais para a produção de excelentes uvas. A vinícola estará presente na Expovitis com os rótulos elaborados pelos seus dez sócios.
Já a Valparaíso Vinhos e Vinhedos, localizada em Barão/RS, tem compromisso com a sustentabilidade e com a elaboração de vinhos naturais de altíssima qualidade, respeitando o ciclo natural da vinificação e utilizando apenas leveduras indígenas. Segundo Naiara Argenta, sócia da vinícola, cada garrafa é a expressão mais pura do nosso terroir.
A CNA também é patrocinadora da participação dos produtores familiares premiados no “Prêmio CNA Brasil Artesanal 2023, edição Vinhos E Espumantes 2023”. Neste concurso estão representadas vinícolas dos estados do Distrito Federal, Goiás, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo. Assim a Expovitis promove cultura, negócios e lazer em torno do vinho, um convite para brindar o que o Brasil tem de melhor em sua taça.
Confira a programação nos 3 dias de Expovitis:
19 de junho – Quinta-feira
MERCADO DE VINHO NO BRASIL
09h30 – Raio-X do Mercado de Vinhos Brasileiros
10h00 – Gestão Estratégica da Categoria
11h – Planejamento Comercial e Promocional
12h – Maximizando a Rentabilidade e Diferenciação
20 de junho – Sexta-feira
PAINEL TENDÊNCIAS GLOBAIS
09h30 – O que podemos aprender com os líderes mundiais?
10h – O que podemos aprender com os líderes brasileiros?
10h30 – Uvas Piwi: resistência, produtividade e mercado
11h – Sem álcool: tecnologias e previsões
21 de junho – Sábado
PAINEL INOVAÇÃO E PESQUISA
09h30 – Castas não convencionais: adaptabilidade aos três tipos de viticultura brasileira
10h – Viticultura: Manejo da tecnologia Horiba® e o status nutricional das plantas na
qualidade e produtividade de uva
10h30 – Vinicultura: Pesquisa e inovação enológica em novas regiões vitivinícolas
11h – O papel dos polifenóis: da videira ao consumidor
Serviço:
Expovitis Brasil 2025 – Feira Nacional de Viticultura, Enologia e Enoturismo
Data: 19, 20 e 21 de junho de 2025
Horário: das 9h às 21h
Local: Parque Tecnológico Ivaldo Cenci – BR 251 Km 5, PAD-DF, Brasília
@rachelalves.professoradevinhos








