Quadros, fotografias e mostra de filmes estão à disposição do público no Espaço Cultural Renato Russo
Em comemoração dos 120 anos de relações diplomáticas entre o Brasil e a República Islâmica do Irã, a embaixada iraniana organizou a exposição “Um retrato do Irã: O irã através da arte visual”. A mostra, no Espaço Cultural Renato Russo, na 508 Sul, além de quadros e fotografias, conta ainda com exibição de filmes iranianos que ressaltam a beleza, a riqueza, identidade, tradições e a diversidade cultural do país islâmico. A visitação acontece na Praça Central até 10 de julho, de terça a domingo das 10h às 20h.
O embaixador do Irã Hossein Gharibi disse em seu discurso que “hoje nos reunimos para mostrar o poder transformador da arte e da cultura como um instrumento de aproximação entre dois países distantes geograficamente, mas conectados por um vínculo de apreço mútuo”.
O diplomata prosseguiu afirmando que “ao longo das décadas, Brasil e Irã tem construído uma parceria sólida e frutífera, impulsionada, não somente pela indústria e pelo comércio, como também pelo intercâmbio cultural”.
Gharibi destacou também que as trocas culturais não fortalecem apenas as relações bilaterais, mas também promovem o diálogo entre os povos, e através disso, muitas adversidades podem ser superadas de forma pacífica.
Já o secretário de Relações Internacionais do Distrito Federal, Paco Britto, reforçou em sua fala que “ao longo desses anos, nossos países desfrutam de sólidas cooperações, sejam elas na área cultural, política ou econômica”.