“Leonardo da Vinci Vive” é o nome da mostra aberta ao público brasiliense, na Embaixada da Itália, na noite do dia 26 de setembro. Foram expostos protótipos de máquinas idealizadas pelo gênio renascentista como parte das iniciativas que a embaixada promoveu, ao longo deste ano, por ocasião dos quinhentos anos da morte de Leonardo da Vinci. A entrada é gratuita.
Promovida em parceria pela embaixada e o Centro Educacional Leonardo da Vinci, a atividade visa apresentar a população brasiliense e turistas, um pouco da mente e criações do famoso artista italiano, ressaltando ainda o grande valor cultural que suas obras representam no mundo todo.
O Embaixador da Itália, Antônio Bernardini afirmou que toda equipe da embaixada italiana estava verdadeiramente orgulhosa ao oferecer essa exposição à população e explicou como ela foi disposta. “Trata-se de 21 protótipos, 6 deles inéditos, acompanhados por reproduções de obras de pinturas de Leonardo da Vinci, como a Última Ceia (1495 -1498) e a Gioconda(1503), mais conhecida como Mona Lisa no Brasil”.
Bernardini declarou que através de um calendário muito rico de exposições, palestras e projeções de filmes, a embaixada deseja celebrar o artista e seus talentos. “O eclético da Vinci é considerado um dos maiores gênios da humanidade, o autor da pintura mais famosa do mundo, o percursor de inúmeras invenções modernas, que estão representadas nesta exposição”, ressaltou.
Também buscando incentivar a expansão da cultura italiana em Brasília, Antônio Bernardini salientou que a embaixada visa constantemente criar laços entre instituições italianas e brasileiras, capaz de oferecer ao público eventos culturais de alto nível. “A exposição deseja realizar um encontro entre Brasil e Itália através da figura lendária de Leonardo, que representa o conhecimento e a experiência”.
O embaixador também agradeceu os envolvidos que trabalharam em colaboração com o Departamento Cultural da Embaixada da Itália, como a curadora Vera Chateubriand, os diretores do Centro Educacional, professor Jorge Abson Manzur Ismael e o professor Dalvo Cardosos de Oliveira.
Inventos importantes– Os visitantes poderão ver na mostra a Ponte Giratória, engenho que deveria ter uma só de suas pontas fixadas às margens de um rio, o que possibilitaria que outro fosse direcionado de acordo com a demanda de fluxo. Outra criação que também desperta curiosidade é o Carro Metralhadora, que daria mais mobilidade a um atirador ao poder se mover pela área de conflito
Serviço:
Exposição “Leonardo da Vinci Vive”
Data: 27/09 a 01/11
Local: Embaixada da Itália
Horário de visitação: Segunda, quarta e sexta-feira, das 10h às 13h
Agendar previamente por e-mail: eventos.brasilia@esteri.it