Liz Elaine
Fotos: Eliane Loin
Vinte cinco fotos perpetuam o carisma e os feitos políticos do presidente americano
A Embaixada dos Estados Unidos, em parceria com a Casa Thomas Jefferson, traz à Brasília exposição intitulada Visionário Americano: Vida e Época de John F. Kennedy. A mostra, aberta dia 11 de setembro, é uma das coleções mais elaboradas e pesquisadas já reunidas sobre a vida e legado de JFK.
São vinte e cinco imagens selecionadas exclusivamente da biblioteca presidencial John F. Kennedy, da John F. Kennedy Library Foundation, Getty Images, coleções privadas e arquivos da família Kennedy. A exposição fica aberta ao público, na Casa Thomas Jefferson do Lago Sul, até dia 11 de outubro.
“Trata-se de uma recapitulação de um momento importante da história americana, uma forma de lembrar e celebrar o legado dele que completaria 100 anos em maio desse ano”, explica o curador da mostra Eric Holm-Olsen, adido de cultura e imprensa da embaixada dos Estados Unidos. Segundo ele, essa exposição também foi montada em 13 cidades americanas. As fotos originais estão no Kennedy Center, em Boston. De acordo com Eric, a administração de Kennedy coincidiu com uma era dourada do fotojornalismo na América e nenhum político foi mais fotografado do que ele.
A exposição também poderá ser vista no Recife, Manaus, Belém, Rio de Janeiro, São Paulo, Porto Alegre e Londrina. “Abrimos agora essa turnê pelas principais capitais brasileiras e vamos fechar, no ano que vem, aqui na capital, mostrando esse presidente criativo e um verdadeiro visionário americano”, explica o curador.
As fotos expostas mostram JFK como um herói de guerra condecorado em 1946, seu casamento de conto de fadas com Jacqueline Bouvier em 1953, sua corrida para a Casa Branca em 1960 e a tragédia de sua morte em Dallas em 1963. Kennedy usou o poder da fotografia para transmitir, promover e consolidar os programas do governo dos EUA para assegurar o respeito à diversidade e construir uma América igualitária. Algumas das fotografias exibidas são icônicas e outras nunca foram publicadas.
New America – John F. Kennedy foi o presidente dos EUA numa época de grandes transformações após a Segunda Guerra Mundial. A força de trabalho usada para a guerra foi direcionada para a produção automobilística e dos bens de consumo. Os correspondentes de guerra direcionaram as lentes de seus equipamentos para a Medison Avenue e a publicidade. Revistas glamorosas e sofisticadas e a televisão levavam notícias e novidades para dentro dos lares.
Esta exposição mostra a era dourada do fotojornalismo nos EUA. JFK foi o político norte-americano mais fotografado da história. Fotógrafos e jornalistas usavam as imagens de Kennedy e sua jovem família para transmitir o conceito de uma New America como uma força mundial sofisticada dedicada a construir um futuro iluminado para os cidadãos norte-americanos. Kennedy compreendeu o poder da fotografia e o usou para transmitir suas mensagens políticas. As fotografias desta exposição evidenciam a trajetória de Kennedy até a sua trágica morte em Dallas.
Serviço: Exposição Visionário Americano: Vida e Época de John F. Kennedy
Até 11 de outubro
Horário: de 9h às 21h (segunda-feira a sexta-feira)/ de 8h às 12h (sábados)
Local: Casa Thomas Jefferson Lago Sul – SHIS QI 09 – Conjunto 17 – Bloco L
Entrada Franca