Embaixador ucraniano Andrii Melnyk faz abertura da mostra no Senado
O embaixador da Ucrânia no Brasil, Andrii Melnyk inaugurou, no dia 22, no Senado Federal, em Brasília, exposição de fotos “Dois anos da invasão russa na Ucrânia. Retratos da dor e sofrimento”. Em seu discurso, Andrii Melnyk, destacou, porém, que nenhuma mostra fotográfica sobre esta guerra ”conseguiria transmitir um milionésimo da dor e do sofrimento que o povo ucraniano está atravessando”. O lançamento da exposição contou com a presença de diplomatas, parlamentares e representantes da mídia. A exposição pode ser visitada até 1º de março.
“Há dois anos Moscou lançou a agressão mais sangrenta no continente europeu deste a segunda guerra mundial. O seu objetivo insano é destruir o Estado ucraniano, o seu objetivo insano é destruir a cultura ucraniana, o seu objetivo insano é destruir a nossa identidade nacional”, relembrou. Segundo Melnyk, o governo russo “quer apagar a Ucrânia do mapa político”. Os principais alvos dos diabólicos ataques de mísseis da Rússia são hospitais, escolas, teatros e museus, bibliotecas e monumentos de arte, edifícios residenciais e igrejas”, enumerou o embaixador ucraniano.
Em seu discurso, o eEmbaixador Melnyk pediu que o Congresso, o governo e a sociedade brasileira comecem a agir ativamente em sua luta contra a invasão russa que completa dois anos no próximo sábado.
Durante os 730 dias de guerra não provocada e injusta a Rússia matou ou feriu dezenas de milhares de civis, deslocou à força até 300 mil crianças ucranianas, destruiu e danificou 119.885 edifícios residenciais, 3.008 instituições de ensino e 733 hospitais, 526 edifícios culturais e 167 religiosos, e 5.672 instalações de redes de água e eletricidade. Estão sendo investigados 125.307 crimes de guerra e crimes de agressão cometidos pela Rússia. A agressão russa resultou em danos ambientais na Ucrânia estimados em 60 bilhões de dólares.
A inauguração contou com a presença de Andrii Melnyk, embaixador da Ucrânia no Brasil. Também estavam presentes os senadores Flávio Arns (PSB-PR) e Sergio Moro (União-PR), membros do grupo parlamentar Brasil – Ucrânia.
Na cerimônia de abertura, o Embaixador da Ucrânia Dr. Andriy Melnyk, acompanhado de sua esposa Dra. Svitlana Melnyk e do Presidente do Grupo Parlamentar de Amizade Ucrânia-Brasil, Sr. Senador Flávio Arns, cumprimentou os senadores brasileiros, deputados federais, jornalistas, representantes do corpo diplomático.
A exposição durará até 1º de março de 2024.
Senado Galeria – o espaço destinado a exposições situado no corredor que liga o edifício principal do Senado ao Anexo 1, Senado Federal – Praça dos Três Poderes – Brasília DF.
Fonte: informações da Embaixada da Ucrânia no Brasil.
Fotos: Eliane Loin e Wlademir Barreto.