Câmara Árabe comemora data com mostra de arte e artesanato no Metrô de São Paulo a partir de hoje (25). Também haverá corrida de cavalos puro sangue árabe no Jockey Club da cidade.
São Paulo – Uma exposição no Metrô de São Paulo e um páreo de cavalos árabes vão marcar o Dia da Comunidade Árabe no Brasil, comemorado em 25 de março. A mostra “Arte e Artesanato no Mundo Árabe” será aberta nesse sábado (25) , na Estação São Bento do Metrô, dia em que ocorre também, à tarde, uma corrida de cavalos árabes puro sangue no Jockey Club de São Paulo. A exposição é uma iniciativa da Câmara de Comércio Árabe Brasileira, que neste ano completa 65 anos de existência, e o páreo tem patrocínio da entidade.
Na mostra do metrô poderão ser vistas peças de arte e de artesanato da África, Oriente Médio e Golfo Árabe que fazem parte do acervo da Câmara Árabe. Os objetos foram sendo colecionados durante as mais de seis décadas de trabalho da entidade pela aproximação do Brasil com os países árabes. São mais de 30 peças recebidas pela Câmara Árabe como presentes e homenagens, entre elas miniaturas de barcos em madeira, bules de chá em metal, espadas e adagas de cobre, objetos em madrepérola e marchetaria, cerâmicas e tecidos.
Os objetos foram produzidos por artistas árabes anônimos, conta a curadora da mostra e diretora de Cultura da Câmara de Comércio Árabe Brasileira, Silvia Antibas. Foi feito um trabalho criterioso para escolher peças de diferentes estilos, materiais e conceitos, e que fugissem de estereótipos, como o narguilé. O objetivo foi mostrar a diversidade da região, segundo ela. “As peças mostram essa variedade da arte na África, Golfo e Oriente Médio. A arte africana é diferente da arte do Golfo, da arte do Oriente Médio”, explica a curadora.
Nas peças de países árabes africanos há, por exemplo, mais madeira, cor, pedras. Nas do Golfo, Antibas conta que é possível ver a herança da tradição da pesca das pérolas, com miniaturas de barcos de madeira, ou a tradição do chá. Do Oriente Médio há marchetaria, mosaico, madrepérola. Os artistas e artesãos de cada região usam matérias primas locais.
A exposição integra o programa Linha da Cultura do Metrô de São Paulo e é promovida em conjunto com o Metrô. Antibas afirma que a ideia foi comemorar o 25 de março no local mais próximo possível da rua 25 de Março, para a qual a estação São Bento dá acesso, e trazer para a mostra o maior público possível. O presidente da Câmara Árabe, Rubens Hannun, ressalta o fato de que a comemoração é aberta, é para a população. “A comunidade árabe está integrada à população do Brasil, então a comemoração também tem que ser integrada”, afirma.
A região da rua 25 de Março virou um símbolo da comunidade árabe já que foi o lugar onde os primeiros imigrantes se fixaram e estabeleceram seus pontos de comércio assim que começaram a chegar ao Brasil, no final do século 19. Justamente em função desta ligação com a rua, o dia 25 de março foi instituído como Dia da Comunidade Árabe no Brasil em 2008.
No Jockey – O páreo do cavalo árabe vai ocorrer às 15h30 do sábado. O evento é aberto para a população em geral, que pode ver a corrida e apostar. De acordo com o diretor de Corridas da Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Árabe (ABCCA), Rodrigo Schulze, devem competir nove ou dez cavalos da raça. A bolsa páreo, valor distribuído entre os apostadores do primeiro ao quinto lugar, é de R$ 20 mil. A aposta mínima é de R$ 3.
Os cavalos que vão disputar a prova são de proprietários do estado de São Paulo e quase todos ficam alojados no Jockey Club da capital, segundo Schulze. Eles vão correr 1.400 metros. Em função da comemoração do Dia da Comunidade Árabe, esta corrida será voltada a animais da raça puro sangue árabe. A diretoria da Câmara Árabe vai acompanhar o páreo.
“Temos que comemorar o dia do imigrante árabe porque os árabes contribuíram muito e continuam contribuindo para o desenvolvimento do Brasil”, afirma Hannun. O presidente da Câmara Árabe lembra que os imigrantes se integraram completamente ao País. “Hoje brasileiro é árabe, árabe é brasileiro, então essa data tem que ser comemorada”, acrescenta.
Serviço:
Exposição “Arte e Artesanato no Mundo Árabe”
De 25 de março a 30 de abril de 2017
Estação São Bento de Metrô (espaço interno) – Linha 1 Azul
De domingo a sexta, das 4h40 às 00h32, e de sábado para domingo, das 4h40 à 1h.
Largo de São Bento, 109 – Centro – São Paulo
Páreo do Cavalo Puro Sangue Árabe
Sábado, dia 25 de março de 2017, às 15h30
Jockey Club de São Paulo