Sobre a exposição – A exposição dos materiais do acervo do Museu Histórico do Estado é dedicada a um fenômeno muito interessante – obras dos soldados que representam uma história de guerra em pinturas. Essas pinturas, tais como outros tipos de arte, refletem a vida do povo soviético nos anos de difíceis desafios, vitória do espírito e força do povo que derrotou o fascismo.
Os soldados trabalhavam diretamente na frente, nos hospitais, tentando refletir tudo que viam. São retratos de oficiais do exército, médicos e enfermeiras, residentes dos vilarejos e aldeias, a vida na frente, cidades destruídas e monumentos arquitetônicos, as paisagens de Moscou do duro ano de 1941 e de Berlim do vitorioso ano de 1945.
Ao observar essas obras, vamos prestar homenagem aos soldados que percorreram os difíceis caminhos da guerra.
Sobre o filme (ficha técnica)
Título original: Белый тигр (Tigre Branco)
Diretor: Karen Shakhnazarov
Gênero: Guerra
País de origem: Rússia
Elenco: Gerasim Arkhipov, Aleksandr Bakhov, Vilmar Biri
Ano de lançamento: 2012
Duração: 104 min.
Com legendas em português
Sinopse – Encontrado quase morto entre destroços fumegantes no campo de batalha, o tanquista Ivan Naidionov tem uma recuperação surpreendente que desafia a capacidade de compreensão dos médicos. Mais misteriosa se torna a história quando ele revela que foi atingido pelo Tigre Branco, indestrutível tanque alemão que surge e desaparece por encanto, deixando um rastro de destruição e morte. Ligados por um elo sobrenatural, o homem e a máquina se empenham numa batalha que se projeta para além daqueles tempos.
“Tigre Branco” representou a Rússia na disputa do Oscar de Melhor Filme Estrangeiro, em 2012.
https://www.youtube.com/watch?v=24XXECv-oWw
A entrada é franca e os lugares sujeitos à lotação.