Renomada artista búlgara mostra seu trabalho em tarde de visitação
A exposição “As Cores da Bulgária”, da artista búlgara Petya Ilieva, marcou a comemoração dos 90 anos de relações entre o Brasil e Bulgária. As obras foram expostas apenas nesta quinta-feira (02), na sede da embaixada do país, em Brasília, e vista por diplomatas e convidados.
Os trabalhos em tela de Ilieva são caracterizadas pelas cores vivas dos bordados búlgaros e pelos ícones folclóricos de todas as regiões do país. O estilo se tornou uma marca registrada do artista. A artista, em sua fala, disse que suas obras retratam os elementos dos nossos costumes tradicionais, sendo parte de uma rica herança cultural. Segundo Ilieva, “por meio da energia das cores, o espectador poderá sentir a energia vibrante búlgara que os salvou através da história”.
A artista explicou que suas obras são inspiradas em trabalhos e formas de tapetes e tecidos de trajes tradicionais das sete regiões folclóricas da Bulgária. “Meu objetivo é mostrar a um amplo público internacional parte do nosso rico patrimônio cultural imaterial criado por mulheres”, disse Ilieva.
A embaixadora da Bulgária, Bojidara Sartchadjieva, afirmou estar bastante feliz em comemorar o aniversário de 90 anos das Relações Diplomáticas com o Brasil com a exposição, destacando que, para além da cultura, existem diversas coisas que unem sua terra natal com o Brasil.