Embaixada japonesa e Fundação Japão trazem a Brasília exposição itinerante Netsuke Contemporâneos Esculpidos em Madeira, em cartaz no Espaço Cultural Renato Russo
A arte tradicional japonesa ganha proporções surpreendentes na nova exposição Netsuke Contemporâneos Esculpidos em Madeira, aberta ao público a partir de 27 de maio, no Espaço Cultural Renato Russo. A mostra reúne 63 esculturas que cabem na palma da mão, criadas por 41 habilidosos artesãos e 4 artistas contemporâneos do Japão. A entrada é gratuita, e aberta à visitação até 29 de junho.
Netsuke são pequenos objetos feitos à mão, cuja história remete à Era Edo (1603-1868). À princípio, podem parecer itens decorativos ou simples miniaturas. Mas as pequenas esculturas são, na verdade, acessórios que combinam arte e funcionalidade, criados especialmente para complementar os clássicos quimonos japoneses.
Quando colocadas através do obi, a faixa que fica ajustada à cintura da vestimenta, os netsuke servem como apoio para pendurar cordas e bolsas com dinheiro, medicamentos e outros itens. Conforme ganharam popularidade, esses itens discretos e requintados passaram a ter designs cada vez mais criativos e intricados, que exigiam grande habilidade do artesão e ainda hoje despertam o interesse de amantes das artes do Japão pelo mundo.
Através desta exposição, os visitantes terão a oportunidade de apreciar as habilidades sofisticadas e as mentes lúdicas por trás do netsuke contemporâneo, bem como sua beleza formal e contemporaneidade. O acervo, que combina criações de artesãos ainda em atividade com o trabalho de artistas convidados, oferece uma representação abrangente das artes japonesas na forma de diminutas esculturas.
A coleção inclui, ainda, peças que podem ser tocadas pelo público, amplificando ainda mais a experiência da descoberta desses trabalhos tridimensionais e totalmente funcionais, produzidos a partir da madeira, uma matéria-prima tradicional que oferece a rara combinação de resistência, leveza e versatilidade exigida pelos complexos e luxuosos designs dos netsuke.
Ano da Amizade
Em passagem pelo Brasil na mais recente fase de um circuito internacional que se estende desde 2018, a mostra promovida pela Fundação Japão chega a Brasília pela co-organização da Embaixada do Japão, como um evento oficial do calendário comemorativo do Ano do Intercâmbio da Amizade Brasil-Japão, designado na ocasião da celebração dos 130 anos de relações diplomáticas entre os dois países.
A iniciativa inclui uma série de festividades e projetos voltados para promover ainda mais o intercâmbio interpessoal em diversas áreas, como cultura, turismo e esporte. O público pode acompanhar os próximos eventos promovidos ao longo do Ano do Intercâmbio em todo o Brasil, por meio do site oficial e das redes sociais da embaixada e dos consulados do Japão.
Netsuke Contemporâneos Esculpidos em Madeira
Quando: 27/5 a 29/6 de 2025
Onde: Espaço Cultural Renato Russo – 508 Sul, Brasília
Visitação: de terça a domingo, 10h às 20h
Classificação Indicativa Livre. Entrada gratuita
Fonte: Embaixada do Japão