Mostra de fotografias com a trajetória dos irmãos Seljan está aberta no Espaço Lucio Costa
Está aberta ao público até o próximo dia 26, a mostra “Irmãos Seljan: Exploradores Croatas na América do Sul”. Mirko e Stjepan Seljan estão entre os mais famosos estudiosos da Croácia que participaram em numerosas expedições na África e na América do Sul. Em Brasília, o trabalho deles está em exposição inaugurada pela embaixada da Croácia, no dia 16, no Espaço Lucio Costa, na Praça dos Três Poderes.
Em seu discurso de inauguração, o embaixador da Croácia, Ranko Vilovió, ressaltou os laços entre seu país e o Brasil e as atividades dos irmãos – um deles, casou-se, teve filhos, morou e morreu em Ouro Preto (MG). “As atividades dos irmãos não são muito conhecidas no Brasil, mas na Croácia eles são bastante e se tornaram parte da cultura popular”, explicou.
O secretário de Relações Internacionais do Distrito Federal, Paco Britto, que também falou aos visitantes da mostra, enfatizou a importância de Brasília receber eventos que contem a história e compartilhe a cultura dos países acreditados no Brasil. “A população de Brasília consome cultura e a cidade e muito mais que o centro do poder: ela é viva e extremamente cultural”, destacou. “Desejo a todos que se sintam em casa neste espaço que é orgulho para Brasília e que nesses dias também exibe, com orgulho, uma parte da história croata”, finalizou o secretário.
A exposição, que já passou pela Argentina, Uruguai, Paraguai, e pelas cidades brasileiras de Ouro Preto, Rio de Janeiro e São Paulo, agora nos encanta em Brasília, antes de seguir para Salvador.
Mirko e Stevo Seljan, nativos da Croácia, deixaram um legado através de suas expedições pela América do Sul. Sob a curadoria de Marija Zivkovic, a mostra evidencia a importância das jornadas dos irmãos Seljan e seu impacto no conhecimento geográfico e cultural da região.