A operação será realizada pela Ukraine Air Alliance e acontecerá entre os dias 8 e 11 de agosto, com passagens nas cidades de Natal e Manaus. A chegada a Natal está prevista para 22h do dia 8, proveniente do Suriname. A decolagem, que será rumo a Ilha do Sal está planejada para 10h da manhã do dia 9 (segunda-feira).
A programação passou a constar da base de dados de voos autorizados da ANAC. Apesar de não ser a primeira vez que voam ao território brasileiro, ver essas aeronaves exóticas por seu desenho e características, e raras por não serem visitantes contumazes, sempre é um bom motivo para noticiar.
Os voo desses cargueiros têm previsão para acontecer a partir de amanhã (08), conforme a seguinte programação. Aparentemente, a escala em Natal será para reabastecimento. Não há detalhes da carga ou empresa contratante do serviço.
Em Manaus, o voo será realizado pela Cavok Air e decola de Miami para pousar na capital do Amazonas às 19h30 do dia 10 de agosto. A partida da capital amazonense está agendada para o dia 11 de agosto (quarta-feira) às 8h da manhã. Também não foram dados os detalhes da carga ou contratante até o momento. Os horários podem ter mudanças.
Características – Com capacidade de levar até 20 toneladas, esse modelo de aeronave é sobretudo operado por países do leste europeu e países da CEI, e tem servido como um “pau para toda obra”, voando por todo o mundo, como manda a tradição dos robustos aviões da Antonov.
As visitas raramente têm o motivo revelado, o que é comum na aviação cargueira. Em ocasiões anteriores, a aeronave chegou a trazer cargas diversas ao Brasil, inclusive da Petrobrás, ou até mesmo apenas fazer paradas técnicas enquanto seguia para destinos na Argentina e Antártida.