Ato publicado no “Diário Oficial da União” só veio à público hoje (10)
Diplomata de carreira, o embaixador do Brasil em Washington, Nestor Forster, foi exonerado do cargo pelo chanceler Mauro Vieira. A publicação no DOU foi assinada no dia 6 e não informa se a remoção foi a pedido. O substituto de Forster na embaixada nos Estados Unidos ainda não foi indicado. Ele é um aliado de Jair Bolsonaro (PL) e assumiu o comando da diplomacia brasileira nos Estados Unidos durante o mandato do ex-presidente. Foster era também amigo e entusiasta do escritor Olavo de Carvalho, que morreu nos EUA no ano passado.
O diplomata esteve à frente, antes de assumir a embaixada, da organização de encontro de Bolsonaro em Washington com expoentes da direita americana como Steve Bannon, ex-assessor do ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump. Bannon foi condenado à prisão, no fim de outubro, por se recusar a cooperar com o Congresso dos EUA nas investigações sobre o ataque ao Capitólio dos EUA, em 2021. Ele recorria em liberdade.
Diplomata de carreira, Nestor Forster Júnior assumiu a função de forma interina em 2019. Em 2020, foi indicado pelo então presidente Jair Bolsonaro para assumir o cargo de maneira definitiva. Conforme a publicação, Forster foi transferido para a Secretaria de Estado do Itamaraty.
No mesmo dia, o chanceler Mauro Vieira também exonerou a diplomata Maria Nazareth Farani Azevêdo do cargo de cônsul do Brasil em Nova York. Recentemente ela assumiu a defesa de pautas propostas pelo governo Bolsonaro. Segundo a portaria Maria Azevêdo também deve voltar à Brasília.