O ex-primeiro- ministro do Japão Shinzo Abe recebeu um tiro no pescoço, nesta sexta-fira (08), no momento em que discursava em evento eleitoral de correligionário na cidade de Nara. Suspeito foi preso e alegou estar insatisfeito com político, o mais longevo premiê japonês. Shinzo tinha 67 anos e foi o líder a permanecer mais tempo no posto no país.
O ex-primeiro-ministro fazia um discurso para a campanha do aliado Kei Sato, candidato às eleições parlamentares japonesas que ocorrem neste domingo (10). Shinzo estava do lado de fora de uma estação de trem quando dois tiros foram disparados por uma arma caseira e o atingiram por trás.
Ele foi primeiro-ministro por um período curto de 2006 a 2007 e, depois, de 2012 a 2020. Foi o primeiro assassinato de um ex-premiê ou de um primeiro-ministro no cargo no Japão desde a década de 1930, período anterior à Segunda Guerra Mundial.
No Brasil, o presidente Jair Bolsonaro se manifestou por meio de suas redes sociais e decretou luto oficial de três dias. Ele também pediu que o crime seja punido com rigor e declarou que “Estamos com o Japão.”
O presidente da Coreia do Sul, Yoon Suk-yeol, enviou condolências a Akie Abe, esposa do ex-primeiro ministro japonês Shinzo Abe, após o assassinato A embaixada da China no Japão também expressou condolências. “O ex-primeiro ministro Abe fez contribuições para melhorar as relações China-Japão durante seu mandato. Expressamos nossas condolências por sua morte e enviamos nossas condolências à sua família”, disse um porta-voz da representação diplomática.
Emmanuel Macron, presidente da França, se limitou a dizer que “o Japão perdeu um grande primeiro-ministro”. Antony Blinken, secretário de Estado dos EUA, classificou o atentado como “chocante” e “extremamente perturbador”. Durante entrevista coletiva, Blinken se referiu a Abe como “um líder de grande visão”.
Condolências – A embaixada do Japão informa que abrirá um livro de condolências em razão do falecimento do ex-Primeiro Ministro Shinzo Abe no dia 8 de julho,
Data e horário: de 11 a 12 de julho, das 10:00 às 12:00 e das 13:30 às 17:00
Local: Embaixada do Japão (Endereço: SES Quadra 811, Lote 39, Brasília – DF, CEP: 70425-900) Na visita, apresente sua carteira de identidade na guarita e siga as instruções para a área de entrada de livros. As mensagens de condolência também poderão ser enviadas por correio eletrônico (protocolo.japao@bs.mofa.go.jp).