Embaixador de Portugal participaram da abertura do Congresso Internacional “Portugal: da ditadura à democracia – história, cultura e memórias”.
O embaixador de Portugal Luís Faro Ramos e o Cônsul-Geral em São Paulo, António Pedro da Silva, participaram, no dia 2 de abril, na Universidade de São Paulo, na mesa de abertura do Congresso Internacional “Portugal: da ditadura à democracia – história, cultura e memórias” organizado pela Cátedra Jaime Cortesão, a mais antiga Cátedra Camões no Brasil, e que conta com o apoio da Embaixada e do Camões Brasil. O evento relembra o dia 25 de Abril de 1974, data que marcou o fim da ditadura salazarista em Portugal, que levou o nome de Revolução dos Cravos.
A palestra de abertura esteva a cabo do Professor José Luís Cabaço, que presenteou a audiência com um notável testemunho pessoal sobre as questões coloniais, com ênfase em Moçambique, onde é Titular Emérito na Universidade Técnica de Moçambique, além de titular na UNICAMP, Campinas. O Congresso integra o ciclo de comemorações dos 50 anos da Revolução dos Cravos durante o qual se discute história, literatura, memórias e trajetórias de vidas de acadêmicos e militantes..
Participaram também do congresso a presidente da Cátedra Jaime Cortesão da USP, Vera Lucia Amaral Ferlini, A vice-reitora da USP, Maria Arminda do Nascimento Arruda, A vice-diretora da Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas (FFLCH), Ana Paula Torres Megiani, O doutor em Ciências Sociais, José Antônio da Costa Fernandes, O professor de história da ciência da USP, Francisco Assis de Queiroz.
Para mais informações sobre o evento acesse: