Embaixador Leulseged Tadese Abebe recebe agrément do Itamaraty
Em nota oficial, o Ministério das Relações Exteriores do Brasil a informou na manhã desta quinta-feira (25), que aprovou o nome do diplomata Leulseged Tadese Abebe como embaixador da Etiópia no Brasil. Como diplomata Abebe foi, Diretor Geral de Organizações Internacionais; serviu como vice-chefe de missão na embaixada da Etiópia em Israel; Ministro Conselheiro nas Missões Permanentes da Etiópia em Nova York, servindo como especialista para a Síria, Líbia e Iêmen durante o mandato do Conselho de Segurança da ONU da Etiópia e especialista sênior em desenvolvimento sustentável, mudança climática e como delegado do SEGUNDO COMITÊ DA ONU, ONU ECOSOC, PNUD e UNICEF
Abebe também participou da Missão Permanente da Etiópia em Genebra, cobrindo questões bilaterais e organizações multilaterais, incluindo UNCTAD, OMC, UIT e UIP. Servi como membro de uma Equipe de Avaliação Independente da UNCTAD. Enquanto esteve em Nova Iorque e Genebra, coordenou e facilitou resoluções da ONU representando os grupos africanos e do G77.
O embaixador etíope foi ainda Diretor de Fundos e Programas da ONU no Ministério das Relações Exteriores da Etiópia. Tem bacharelado (com distinção) em ciências políticas e relações internacionais e mestrado (manga cum l’Aude) em Diplomacia e Estudos de Conflitos pela Universidade Reichman.