Quarenta alunos da rede pública do DF tiveram a oportunidade de conhecer mais sobre a cultura, geografia, história e gastronomia dos dois países.
Como parte do Programa Embaixada de Portas Abertas (Pepa), realizado pela Secretaria de Relações Internacionais (Serinter), 20 estudantes Centro Educacional Várzeas, de Planaltina, foram recebidos, no dia 05, pelo embaixador Nirmal Raj Kafle e pelo corpo diplomático da embaixada do Nepal, no Lago Sul.
A experiência junto ao país asiático, localizado entre a Índia e o Tibete, agradou os alunos, mas também foi elogiada pelo embaixador que afirmou ter ficado muito satisfeito em poder apresentar o país aos estudantes brasilienses. Para o secretário da Serinter, Paco Britto, o Pepa proporciona uma experiência única aos estudantes.
O fato de o Nepal ser o berço de Buda despertou muita curiosidade nos jovens que, descobriram, ainda, que o país possui uma deusa viva. Segundo a tradição, as ‘deusas vivas’ são a reencarnação da deusa hindu Kali. No Nepal, uma menina de três anos foi eleita a nova “Kumari”, a tradicional menina deusa viva que é venerada por hindus e budistas no país do Himalaia há 500 anos.
Além disso, os estudantes participaram de uma “caça ao tesouro”, onde procuraram, pela embaixada, relíquias do Nepal. A cada descoberta, uma aula de história de cada um dos objetos encontrados.
Já na embaixada do Bahrein os estudantes do Centro Escolar de Línguas do Paranoá foram recebidos pelo conselheiro Fahad Alfaihani. Os adolescentes assistiram a um vídeo onde conheceram mais sobre o país, principalmente os patrimônios históricos, tombados pela Unesco, existentes no país. A embaixada ofereceu comidas típicas aos alunos.
Fonte: Agência Brasília