Embaixada de Portas Abertas promove 14ª edição do projeto
No dia 23 de setembro, vinte e três alunos do CED 03 de Planaltina puderam conhecer melhor da cultura, da história e da gastronomia eslovena. Eles tiveram a oportunidade de vivenciar um pouco e saber mais dos costumes daquele país .
Os alunos puderam compreender a importância do mel para a Eslovênia e aprenderam sobre o Dia da Abelha. Aconteceu uma apresentação sobre o país e as crianças puderam fazer perguntas ao Embaixador Alain e equipe da embaixada, e foi feito um jogo sobre a cultura e forma de viver dos eslovenos com camisetas de premiação .
A Eslovênia integrava a República Federalista Socialista da Iugoslávia e o Brasil foi um dos primeiros países a reconhecer sua independência, em maio de 1992. Os Governos brasileiro e esloveno também têm realizado projetos para estreitar os laços culturais entre os países, a exemplo de traduções de autores brasileiros contemporâneos – como Bernardo de Carvalho e Cristóvão Tezza – e do projeto de lançamento, no Brasil, pela FUNAG, do primeiro livro de referência sobre a História da Eslovênia.
Ao tomar contato com uma cultura como a eslovena, os alunos da rede pública de Brasília puderam ampliar suas possibilidades culturais com a imersão em um ambiente completamente diferente é interessante.
fotos: Gabriel Jarjour