Durante a discussão com a ACIB de vários setores, representantes da embaixada e empresários, exploraram várias vias para expandir o comércio e outras áreas de cooperação com a Indonésia. Eles também concordaram em trocar contatos e informações sobre as principais exposições de comércio e investimento na Indonésia e no Brasil para facilitar as reuniões de negócios entre a Indonésia e Blumenau.
Durante a reunião, o embaixador Yusup explicou que Santa Catarina é um estado bastante estratégico, pois é o segundo com maior volume de negócios com a Indonésia. “Este fato acontece pela similaridade que os dois países possuem. Nossa economia está crescendo exponencialmente nos últimos cinco anos”, relatou o diplomata.
Yusup ainda destacou os números importantes que a Indonésia conquistou nos últimos anos. “O volume de negócios com o Brasil chegou a R$ 3 bilhões no ano passado, crescendo 7% em relação ao ano anterior”, comentou.
O embaixador ainda explicou sobre o estreitamento de negócios com o Mercosul, sendo que, em no máximo dois anos, pretendem assinar um acordo para gerar menos custos de importação para os empresários. Para finalizar, Yusup disse que pretende participar de dois eventos na região, sendo um relacionado à cultura e o outro seria a Febratex, que acontece neste ano em Blumenau. “Queremos participar destes dois eventos e deixar o convite aberto a todos que desejam ir até as feiras que acontecem na Indonésia”.
Participaram do encontro, além do o embaixador Edi Yusup, o ministro conselheiro para Assuntos Econômicos, Sudarsono Soedirlan, o conselheiro para Assuntos Protocolares e Consulares, Dhatu P. N. Padmonegoro e a conselheira para Assuntos Políticos, Ria Uki Suharsi, como também o representante do ITPC – órgão de fomento comercial do Ministério do Comércio Exterior da Indonésia