Súsan Faria
Fotos: Eliane Loin
Os aplausos foram dados em pé para o estilista Maciej Zién que apresentou sua mais nova coleção de moda, nessa segunda-feira (31), na Embaixada da Polônia, durante evento beneficente para a Associação Brasileira de Assistência às Famílias Portadoras de Câncer e Hemopatias (Abrace) denominado “Brasília, flor da Esperança”. A iniciativa foi da Sociedade dos Amigos da Polônia, presidida por Cosete Ramos Gebrin, em parceria com o Polo de Modas do Guará do Distrito Federal, liderado por Nágela Maria.
Com cores fortes, como vermelho, preto, azul marinho e dourado, as modelos brasilienses desfilaram roupas exuberantes, com fendas, babados e rendas, geralmente exibidas por modelos polonesas.
Emocionado, Maciej Zién elogiou Brasília e o Brasil: “a primeira vez que vim ao país, pensei que estava no paraíso”, brincou. Disse que anda no mundo todo, mas nunca encontrou lugar tão maravilhoso quanto o Brasil e que da próxima vez que vir ao país pretende conversar em Português.
Maciej é um dos mais famosos estilistas da Polônia, ganhou vários prêmios internacionais e começou a carreira aos 17 anos de idade. È reconhecido por seu trabalho com tecidos naturais. Qualificado em 2008 para apresentar suas peças na semana de prêt-à-porter de Paris, o designer desembarcou com sua coleção Sweet Dreams, apresentada pela primeira vez em solo brasiliense
Antes do desfile da coleção de Maciej, as 20 modelos brasilienses desfilaram com roupas e bijuterias e semi-jóias da Capital. Primeiro foi o desfile da marca Nágela Maria, depois das marcas 2 Tempos e Maria Filó. As bijuterias e semi-jóias apresentadas foram da grife Zinc e Carol Resende. A estilista Cristiane Moura da 2 Tempos apresentou a coleção “No Jardim”, tendo como inspiração a delicadeza e leveza das cores. “Estamos há 27 anos fabricando tudo em Brasília e a ideia foi do meu pai”, explicou, lembrando que a mãe, falecida há 14 anos, era costureira. Do grupo hoje fazem parte Cristiane Moura, o pai e um irmão.
Ao abrir o evento, a embaixatriz da Polônia, Katarzyna Braiter disse que compartilhava um pedacinho da arte do seu país e estava com o coração cheio de alegria e orgulhosa, não só pelo desfile, mas porque a renda irá ajudar mães e filhos da Abrace. “Os poloneses gostam do Brasil. Espero que gostem de nós”, disse.
Cosete Gebrin destacou que o tema do desfile “Brasília, flor da esperança” se refere à Capital, cuja primeira dama, Márcia Rolemberg engrandece a todos por sua cultura. Márcia enfatizou que sempre prestigiou a moda brasiliense e que espera o estilista Maciej Zién volte outras vezes à cidade.
Entremeando os desfiles, houve apresentação de dança e música do grupo brasiliense Broadway. A renda do desfile será revertida para o Espaço Mulher da Casa de Apoio da Abrace do Guará – DF, onde as mulheres que acompanham seus filhos em tratamento possam se embelezar e também se profissionalizar.