Com o objetivo de divulgar o Projeto Europereadr a um maior número de pessoas e parceiros, representantes da Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô-DF), por meio da Gerência de Projetos Especiais, e da embaixada da Eslovênia realizaram, na manhã desta sexta-feira (29/10), uma visita guiada às instalações presentes nas estações 108 Sul, 106 Sul Cine Brasília, 102 Sul e Galeria.
O passeio contou com a participação do diretor presidente do Metrô-DF, Handerson Cabral e do embaixador da Eslovênia, Gorazd Rencelj, que guiou os colegas da, Bulgária, da Irlanda, dos Países Baixos, da Finlândia e da União Europeia no Brasil, além de representantes das embaixadas da Itália, Polônia, Portugal, do Escritório de Assuntos Internacionais do Governo do Distrito Federal (GDF) e do Centro Universitário UDF (UDF).
O Projeto Europereadr é uma plataforma digital de incentivo à leitura, que aborda a reflexão de questões sociais e incentiva a criação de espaços públicos dedicados à leitura e à troca de ideias sobre o mundo do futuro. É mantida por países membros da União Europeia e coordenada pela Embaixada da Eslovênia. Com a plataforma, os usuários do Metrô-DF estão tendo a oportunidade de conhecer um pouco da literatura de autores europeus nas estações que integram o sistema do Metrô-DF.
“Nosso desejo final é que ele cumpra seu trabalho, de fazer com que as pessoas que passam por aqui possam parar e pensar sobre a literatura, o pensamento crítico e o futuro. Se uma pessoa puser um livro nas mãos por ter visto este painel, nosso papel terá sido cumprido”, discursou o embaixador da Eslovênia, Gorazd Rencelj. O diplomata considera que o painel será um legado do projeto Europereadr à Brasília.
Na opinião do diretor do Metrô, Handerson Cabral ,“difundir a leitura, a cultura dos países que integram o projeto, bem como a troca de ideias entre os povos é extremamente importante”. “Com a exibição nas estações sobre o Projeto Europereadr, temos uma oportunidade excelente para divulgação do projeto os usuários do Metrô-DF”, avalia Cabral.
As obras que fazem parte do projeto já estão expostas nas estações do Metrô-DF. Os cartazes estampam um QR Code, que dá acesso ao conteúdo literário da plataforma, em formato digital. A exposição Europe Readr fica em cartaz nas estações de metrô de Brasília até dezembro.
Renata Zuquim, chefe do Escritório de Assuntos Internacionais do GDF , acredita que a iniciativa contribui para a internacionalização da capital brasileira. Segundo ela, “a Europe Readr, além de homenagear a presidência da Eslovênia no Conselho da União Europeia, é a materialização de um esforço conjunto para disseminar a cultura literária da Europa entre a população brasiliense que frequenta diariamente as estações do metrô”.
Fotos: Maria Luiza Munhoz/COS/Metrô-D