Apresentação de Ambrogio Sparagna & Orchestra Popolare fez a plateia cantar e dançar junto
Liz Lôbo
Uma viagem ao Sul da Itália. Assim pode-se definir o show Taranta d’Amore, promovido pela Embaixada da Itália, no dia 15 de outubro, no Clube do Choro. Foi uma grande festa dedicada ao repertório de canções e danças populares italianas: saltarelli, ballarelle, pizziche, tammurriate e, especialmente, tarantelle.
O maestro Ambrogio Sparagna, um dos mais importantes musicistas da Itália, não parou no palco com sua fiel sanfona. Ele foi acompanhado pelos integrantes da Orchestra Popolare Italiana, que levantou o público, cheio de diferentes dialetos, ritmos e instrumentos. Sparagna convidou a todos para dançar, bater palmas, assobiar melodias e cantar um refrão com ele. No final, estavam todos de pé, cantando e aplaudindo.
A iniciativa fez parte das Segundas Musicais – uma série de shows promovidos pela Embaixada da Itália e realizados junto ao Clube do Choro, entre maio e outubro deste ano. O embaixador da Itália Antonio Bernardini subiu ao palco para agradecer e falar sobre o sucesso da iniciativa. “Já estamos trabalhando para dar continuidade a esse projeto cultural no próximo ano”, anunciou. A turnê do grupo continuará pelo Brasil, com etapas em Belo Horizonte, Porto Alegre e São Paulo, com o apoio da rede diplomática-consular.