Em Brasília a data foi lembrada pela embaixadora Mateja Kracun com as integrantes do CIB
No dia 15 de maio, a Embaixada da Eslovênia, em colaboração com o Clube Internacional de Brasília (CIB), comemorou o Dia Internacional da Abelha, realizada na residência oficial da embaixada. O evento teve como objetivo destacar a participação feminina na apicultura e na preservação ambiental.
A embaixadora da Eslovênia, Mateja Kracun, compartilhou aos convidados presentes, por meio de vídeo, o projeto esloveno no Quilombo África, em Moju, comunidade situada nas imediações de Belém (PA), que incentiva o cultivo do mel a fim de apoiar os quilombolas na preservação da floresta Amazônica, além de garantir uma renda extra para as famílias locais.
Estiveram presentes o Jorge Afonso Meza Robayo, Representante da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO) no Brasil, a apicultora Maria Aparecida, presidente da Associação das Apicultoras do Distrito Federal, e o apicultor Gabriel Polajnar. Suas contribuições enriqueceram o debate sobre a relevância das abelhas como polinizadoras essenciais para a segurança alimentar e o desenvolvimento sustentável.
Os convidados puderam apreciar uma degustação de méis de diferentes floradas, oriundos do cerrado, da mata atlântica e da Eslovênia, proporcionando uma verdadeira imersão sensorial nesse universo tão rico e necessário.
Ao final das apresentações, as embaixadoras e embaixatrizes presentes realizaram o plantio simbólico de uma árvore, em homenagem à preservação das abelhas e ao compromisso com a sustentabilidade.