• Inicial
  • Revista Embassy
  • Contato
sábado, 10 maio , 2025
22 °c
Brasília
26 ° sáb
27 ° dom
26 ° seg
25 ° ter
Embassy Agência de Notícias
EnglishFrenchItalianPortugueseSpanish
  • Eventos
  • Agenda
  • Entrevistas
  • Artigos
  • Comércio Exterior
  • Turismo
  • Mundo
  • Brasil
  • Enogastronomia
  • Cultura
  • Diplomacia
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Eventos
  • Agenda
  • Entrevistas
  • Artigos
  • Comércio Exterior
  • Turismo
  • Mundo
  • Brasil
  • Enogastronomia
  • Cultura
  • Diplomacia
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Embassy Agência de Notícias
EnglishFrenchItalianPortugueseSpanish
Home Categorias Agenda

Então, é Natal!

24 de dezembro de 2017
em Agenda, Eventos
Tempo de Leitura: 7 mins
0

Tradições natalinas inusitadas ao redor do mundo nessa noite de festa

| Oda Paula Fernandes

Natal2Já parou para observar o encanto natalino? O brilho das luzes coloridas, o charme dos enfeites nas árvores de Natal com Papai Noel, as cores dos enfeites e tantas superstições e ritos (pagãos e religiosos) marcam as festas desse período festivo no mundo inteiro. No Brasil, a partir de outubro já é possível encontrar shoppings e lojas prontas com os arranjos especiais.  E entre dezembro e janeiro, na maior parte do mundo, é possível participar de diversas manifestações folclóricas, algumas bem curiosas.

Acredita-se que a primeira árvore de Natal tenha sido decorada em Riga, na Letônia, em 1510. Nesse país, é costume as crianças ganharem presentes de Natal em cada um dos 12 dias que antecedem a data. Enquanto isso, dançarinos e músicos desfilam pelas ruas, fantasiados, para afastar os maus espíritos.

Em alguns países africanos, famílias deixam as portas abertas, assim elas permitem que qualquer pessoa participe da celebração e alguns dias antes do Natal, homens dançam pelas ruas usando máscaras de madeira. Na República Tcheca, as mulheres solteiras que querem se casar, têm o costume de arremessar um pé de sapato para trás, por cima dos ombros. Se, ao cair, o calçado estiver apontando em direção à porta, é sinal de que a mulher se casará dentro de um ano.

Na Ásia, especificamente no Japão, a cor vermelha é proibida porque simboliza a morte. No país onde menos de 1% da população é cristã, a data não tem um caráter religioso e o “clima natalino” chegou com algumas modificações, que prioriza a troca de presentes (Jingle Bells) e, inexplicavelmente, o romantismo entre casais. Por lá, o Natal se tornou popular na ilha em meados do século 20 quando tropas ou diplomatas americanos deram origem a alguns costumes extravagantes. Comer frango frito por falta de peru ou bolo de Natal com creme branco e morangos – que lembram as cores da roupa do Papai Noel são algumas das peculiaridades da celebração. Dessa forma, é quase impossível encontrar o Papai Noel.

Natal3Nas nações nórdicas um dos símbolos ligados ao Natal é a Yule, uma cabra de palha com pano vermelho. Segundo as tradições ela é portadora de brindes e de boa sorte. Já no País de Gales, o bode é considerado um poderoso amuleto.

Natal4Ainda no norte da Europa, na Islândia, a lenda diz que as pessoas que se uma pessoa não usar roupas novas em 24 de dezembro ela será comidas pelo Jólakotturinn, o Gato de Natal. O mesmo acontece com as crianças desobedientes.

De acordo com a tradição norueguesa na véspera de Natal as pessoas escondem objetos que estiverem ao seu alcance para impedir que bruxas e duendes os roubem. Na Europa Oriental, especialmente na Bulgária, o que sobra da ceia natalina é deixado em cima da mesa, como oferenda aos mortos.

Natal5Na Espanha, especialmente na Catalunha, e em Portugal, há uma tradição do “Tió”, um tronco de árvore pintado com uma carinha feliz e que também leva um gorro vermelho. Na noite de Natal, as crianças cantam músicas típicas enquanto batem no tronco com um bastão para fazê-lo “cagar” presentes.

Natal6Na tradição ucraniana uma teia de aranha é escondida na árvore de Natal, e quem encontrar essa teia é premiado com um ano repleto de boa sorte. E na Irlanda, a população costuma comemorar o “Wren Day”, quando se veste com máscaras de palha e roupas coloridas que simbolizam pássaros e saem em passeata cantando e tocando músicas celtas, no dia 26 de dezembro.

Natal7Na Rússia, o Natal é comemorado em 7 de janeiro, de acordo com o antigo calendário Juliano. O Papai Noel é representado pelo Avô Gelo, chamado de Ded Moroz. O personagem usa uma túnica azul ou branca e é acompanhado de uma menina de neve. As crianças saem pelas ruas cantando canções natalinas e pedindo doces e presentes. É quase um dia de Cosme e Damião.

Natal8As criaturas mitológicas fazem as vezes do Papai Noel na Dinamarca e na Noruega. A tarefa de levar presentes é responsabilidade dos “Nisses”, que agem como guardiões e protetores contra o mal. Eles entregam os pacotes para as crianças na noite de 5 de janeiro.

Natal9No México, grupos teatrais vão de casa em casa fazendo encenações. À meia-noite de 25 de dezembro, após a missa, as crianças quebram a tradicional pinhata, figura decorada que esconde doces e frutas da estação. Na capital da Venezuela, Caracas, por exemplo, é tradição ir à igreja com patins entre 16 e 24 de dezembro.

Natal10O folclore austríaco e o alemão compartilham a crença na figura do Krampus, a versão “má” do Papai Noel, que pune as crianças que não se comportaram bem durante o ano. Na Áustria, no dia 5 de dezembro, há quem saia às ruas vestido como o Krampus e bata nas pessoas com uma vara, evocando essa punição.

Natal12Na Alemanha, uma das tradições do Natal é o Adventskranz, uma coroa de ramos de pinheiro geralmente decorada com quatro velas, que são acessas uma a uma, nos quatro domingos que antecedem o Natal.

Natal13

Na parte sul da França o Natal é comemorado no dia 25 de dezembro, e segue tradições mais próximas às de outros povos mediterrâneos. Lá, o Père Noel tem como ajudante o Père Fouetard, personagem encarregado de informar quais as crianças que se comportaram bem durante o ano. Na Itália, o Papai Noel divide espaço com a figura da Befana, conhecida como Strega ou Vecchia. Uma espécie de bruxa que visita as crianças no dia 5 de janeiro. Quem foi comportado, ganha doces. Quem não foi, ganha pedaços de carvão.

Na região da Alsácia-Lorena, influenciada pela tradição alemã, a comemoração acontece no dia 6 de dezembro, quando São Nicolau distribui presentes às crianças. Uma das tradições entre as crianças é colocar os sapatos junto à lareira, para esperar o Papai Noel, e as que se comportaram bem durante o ano, o bom velhinho enche-os com presentes.

Nos Estados Unidos a tradição mais popular é de pendurar meias na lareira, por onde a figura do Papai Noel que desce pela chaminé. Um fato curioso é que, ao contrário do que acreditamos, nem todas as casas têm lareira. Então, há 40 anos, a emissora de TV americana, a WPIX, transmite um vídeo de uma lareira acessa, durante 24 horas, entre os dias 24 e 25 de dezembro. Os presentes são abertos na manhã do dia 25 e a reunião familiar acontece na hora do almoço, em torno do tradicional peru de Natal.

Aqui no Brasil, nós também comemoramos com tradições americanas e por isso é muito comum, principalmente nas cidades do interior do país, a “ceia”, virar almoço natalino com troca de presentes. E no Reino Unido, além das demais tradições comuns aos países europeus, o Natal é comemorado também com os crackers. São tubos, cheios de papel colorido picado, pequenas guloseimas e presentes, colocados sobre as mesas do jantar de Natal e “estourados” para a alegria das crianças.

O folclore austríaco e o alemão compartilham a crença na figura do Krampus, a versão “má” do Papai Noel. Ele pune as crianças que não se comportaram bem durante o ano. Na Áustria, no dia 5 de dezembro, há quem saia às ruas vestido como o Krampus e bata nas pessoas com uma vara, evocando essa punição. Na Alemanha, uma das tradições do Natal é o Adventskranz, uma coroa de ramos de pinheiro geralmente decorada com quatro velas, que são acessas uma a uma, nos quatro domingos que antecedem o Natal.

Celebrar o Natal na China é um costume recente. Entre os chineses menos tradicionais, há quem tenha adotado o hábito de montar árvores de Natal artificiais, decorando-as com enfeites de papel. Em Hong Kong, o Natal é celebrado como uma época de renovação e paz, e uma das tradições é queimar uma lista com os nomes dos moradores locais, na esperança de que, com as cinzas do papel, eles cheguem ao céu.

Já na Finlândia, muitos acreditam que o verdadeiro Papai Noel mora no norte daquele país. Ele usa a porta para entrar nas casas e antes de entregar os presentes às crianças, sempre pergunta se elas se comportaram bem. Todas as preparações para o Natal são levadas a sério pelos finlandeses e por isso costumam começar até um mês antes da data. Antes do jantar da véspera de Natal é comum uma visita às saunas. E depois do jantar, as famílias costumam ir ao cemitério e acender velas em memória de amigos e parentes já falecidos.

Na Lituânia, os enfeites tradicionais de Natal são feitos de palha e de feno ou, na falta desses materiais, de canudinhos para refrigerante. Eles são trançados em formas geométricas que lembram estrelas, sinos e flocos de neve. Para muitos, a celebração começa com a missa da véspera de Natal, seguida de um jantar em que um lugar vago é mantido à mesa, em homenagem aos entes queridos já falecidos.

Na Grécia, figura do Natal grego é São Basílio, um santo popular na região da Ásia Menor. No dia 2 de janeiro, é ele quem traz os presentes para as crianças. Nos 12 dias que antecedem o Natal têm um significado especial. Parte das tradições de Natal, inclui rituais para manter os Kallikantzaroi – uma espécie de elfos travessos que saem da terra para assustar e pregar peças nas pessoas – afastados. No dia 24 de dezembro, grupos de crianças visitam casas cantando para anunciar o nascimento de Cristo, abrir a porta para ouvi-las cantar traz boa sorte e prosperidade. Quem o faz, geralmente saúda as crianças com doces ou dinheiro.

Notícia Anterior

Conheça os países onde é proibido comemorar o Natal

Próxima Notícia

Venezuela solta mais 8 opositores dos 80 que devem ser libertados

Notícias Relacionadas

Eventos

Acordo Emirados-Mercosul deve sair neste semestre

5 de maio de 2025
Eventos

Apaixonados pelo verde, vermelho e branco

5 de maio de 2025
Da esquerda para a direita, Embaixadora da UE, Marian Schuegraf, Embaixadora da Eslovênia, Sra. Mateja Kracun, Embaixadora de Botsuana, Sra. Benetia Tumelo Chingapane, Embaixador da Argentina, Guillermo Daniel Raimondi , Embaixadora da Finlândia, Sra. Johanna Karanko e Embaixadora da Suécia, Karin Wallensteen
Eventos

Malbec Day: Clube Internacional de Brasília marca presença

3 de maio de 2025
Próxima Notícia

Venezuela solta mais 8 opositores dos 80 que devem ser libertados

Tags

Acordo Alemanha argentina Azerbaijão Brasil Brasília Cazaquistão China comércio Coronavírus Covid-19 Diplomacia eleições Embaixada Embaixador Embaixadora EMBAIXADORES Estados Unidos EUA Exposição França Independência India Irã Israel Itamaraty iTália Japão Joe Biden MERCOSUL ministro OMS ONU palestina pandemia Portugal presidente reino unido russia Turismo Ucrânia UE UNIÃO EUROPEIA Vacina Venezuela

CONTATOS • Contacts

+55 61 999873033

contato@embassynews.info

SIGA-NOS • Follow Us

Sobre a embassy • About Us

A Embassy é um moderno e dinâmico veículo de comunicação e business, cujo objetivo é divulgar as ações/projetos das embaixadas e organismos internacionais, de comércio exterior, intercâmbios bilaterais, missões diplomáticas, turismo, tecnologia, cultura e ambientais. São ainda nosso foco de divulgação, iniciativas dos governos federais, estaduais e municipais de âmbito mundial.
  • Inicial
  • Revista Embassy
  • Contato

© 2025 Embassy - Agência de Notícias - Desenvolvido por:Iuppa Digital.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Eventos
  • Agenda
  • Entrevistas
  • Artigos
  • Comércio Exterior
  • Turismo
  • Mundo
  • Brasil
  • Enogastronomia
  • Cultura
  • Diplomacia
EnglishFrenchItalianPortugueseSpanish

© 2025 Embassy - Agência de Notícias - Desenvolvido por:Iuppa Digital.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In