120 alunos brasileiros da rede pública aproveitaram férias em Brasília com imersão em inglês
| Oda Paula Fernandes
Os estudantes da rede pública de ensino de todos os estados brasileiros e o Distrito Federal que foram selecionados para a 10ª edição do English Immersion Program (EIP), estiveram em Brasília por uma semana totalmente imersa na cultura americana e muita prática do inglês. Eles participaram, entre 9 a 14 de julho, do programa patrocinado pela Missão Diplomática dos Estado Unidos da América (EUA) no Brasil. Ao todo, mais de 1100 alunos já vivenciaram essa experiência.
Foram apresentadas aulas de conversação, história, geografia, esportes, culinária e cultura americana. Todas as atividades realizadas em inglês serviram para que os participantes pudessem desenvolver habilidades no idioma, além de aprofundar os conhecimentos sobre a diversidade cultural dos EUA. Os selecionados têm entre 15 e 18 anos, estão todos engajados em projetos sociais em suas comunidades, têm excelência acadêmica e foram semifinalistas do processo seletivo ao Programa Jovens Embaixadores de 2017.
Para participar desse programa, os interessados tiveram de passar por uma pré-seleção que incluiu fazer a inscrição no programa-. Os semi-finalistas passaram por uma prova escrita, uma prova oral e uma visita a casa. Como é o caso da estudante física na Universidade de Brasília (UnB), Amanda Freitas Cruz, 18 anos e moradora de Vicente Pires (DF). “Depois de todo esse processo, como fui semi-finalista, fui chamada para participar do English Immersion Program, que é feito especificamente para os semi-finalistas do Youth Ambassadors”, declarou a universitária.
Ana Caroline das Chagas Olinda de 17 anos cursa Relações Internacionais na UnB. Moradora do Riacho Fundo II, ela diz que o legado que o EIP proporcionou a perspectiva de que todos somos capazes de causar impacto positivo. “Ter acesso ao programa reforçou minhas esperanças na educação como principal fator de mudança e me forneceu energia para continuar a acreditar nos meus sonhos!”, declarou Olinda para a Embassy Brasília.
Para a Adida Cultural da Embaixada dos EUA Joelle Uzarski, atividades como esta da embaixada dos EUA propicia aos jovens brasileiros uma aproximação das duas culturas. “Essa iniciativa permite que jovens de destaque na rede pública de ensino de todas as partes do Brasil tenham a oportunidade de aprimorar a sua fluência em língua inglesa, ao mesmo tempo em que ampliam o seu conhecimento sobre a cultura dos Estados Unidos, o que contribui para aproximar cada vez mais os nossos dois países”, disse Uzarski.
Segundo alunos participantes desta 10ª edição, o programa proporcionou um ambiente de aprendizado contínuo e prazeroso. Para eles, ter contato com jovens de todo o Brasil foi uma experiência de conhecimento sobre realidades diferentes ao mesmo tempo em que compartilhavam as suas próprias experiências, sempre praticando a língua inglesa de forma descontraída e natural. “Sem dúvida alguma ter participado do EIP mudou minha vida e agora me sinto no dever de transmitir essa experiência para outras pessoas!”, concluiu Amanda Cruz.
Com todas as despesas, como transporte aéreo, acomodação, seguro saúde, refeição e programação cultural, foram patrocinadas pela Missão dos EUA no Brasil, os alunos, homens e mulheres, ficaram apenas com a responsabilidade de, durante o período de férias escolar, aproveitar de toda a programação.