Bruna Garcia Fonseca
bruna.garcia@anba.com.br
São Paulo – O Encontro de Culturas do Mundo é um evento que há 20 anos busca divulgar e celebrar a diversidade cultural em suas diversas formas, com música, danças e práticas ancestrais corporais e meditativas. A edição deste ano ocorre de 24 a 26 de janeiro no Espaço Cultural Tangará Mirim, em Imbassaí, na Bahia, e terá como atração principal o grupo Aissawa, liderado por Said Guissi, de Fez, no Marrocos.
A performance é caracterizada pelo uso simultâneo de instrumentos de sopro e percussão, em um ritmo acompanhado por cânticos e danças que constituem a música sagrada sufi. É a segunda vez que o grupo participa do encontro de culturas. Aissawa é uma fraternidade mística e religiosa fundada no Marrocos há cerca de 500 anos por Muhammad Ben Aïssa.
O encontro terá também vivências com as etnias indígenas Kayapó Mebengokre, Pankararu, Potiguara e do Alto Xingu; e práticas de Mindfulness, ou Atenção Plena, um treinamento meditativo que desenvolve a habilidade de centrar a atenção no presente. “O Encontro de Culturas é uma oportunidade para valorizarmos os saberes e conhecimentos ancestrais e dos povos originários e enfatizarmos a convivência com a diversidade e o exercício da empatia”, disse em nota Glaucia Rodrigues, diretora do Centro de Estudos Universais AUM, associação sem fins lucrativos que realiza o evento.
O evento é organizado em parceria com a Casa de Cultura Cavaleiro de Jorge e Aldeia Multiétnica, projeto que promove trocas e une os povos indígenas para fortalecimento de suas culturas individuais e lutas em comum.
A programação conta ainda com fóruns e palestras sobre Astrologia, Educação para a Paz, Cosmologia e Filosofia Intercultural, apresentações e oficinas de dança e músicas regionais, exposição fotográfica de Rogério Ferrari sobre a resistência dos povos originários na Bahia, Feira de Economia Solidária com alimentos e produtos tradicionais, oficina de Paneuritmia (dança circular composta de exercícios que estimulam as células espirituais do corpo para a expansão da consciência individual e coletiva) e apresentação especial da Orquestra Jovem do Conservatório de Música de Mata de São João.
A programação completa está no site do evento. Ingressos a partir de R$ 45,00.
Serviço
Encontro de Culturas do Mundo 2020
24 a 26 de janeiro
Espaço Cultural Tangará Mirim
Imbassaí, Mata de São João – Bahia
www.culturasdomundo.org.br