• Inicial
  • Revista Embassy
  • Contato
segunda-feira, 12 maio , 2025
22 °c
Brasília
26 ° sáb
27 ° dom
26 ° seg
25 ° ter
Embassy Agência de Notícias
EnglishFrenchItalianPortugueseSpanish
  • Eventos
  • Agenda
  • Entrevistas
  • Artigos
  • Comércio Exterior
  • Turismo
  • Mundo
  • Brasil
  • Enogastronomia
  • Cultura
  • Diplomacia
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Eventos
  • Agenda
  • Entrevistas
  • Artigos
  • Comércio Exterior
  • Turismo
  • Mundo
  • Brasil
  • Enogastronomia
  • Cultura
  • Diplomacia
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Embassy Agência de Notícias
EnglishFrenchItalianPortugueseSpanish
Home Categorias Eventos

Encontro apontou caminhos para cuidar do clima

18 de setembro de 2024
em Eventos
Tempo de Leitura: 4 mins
0

Em ciclo de palestras, embaixador do Azerbaijão e o cineasta David Schurmann  alertam para aquecimento global, poluição e para os temas em discussão na COP29, que será em Baku, capital do país.

O embaixador do Azerbaijão no Brasil, Rashad Novruz, e o cineasta David Schurmann colocaram a agenda do clima e a preservação do meio ambiente como urgentes e fundamentais para se definir como será a vida no planeta Terra nos próximos anos. Os dois apresentaram palestras em mais uma série do ciclo de encontros CCAB Conecta nesta quarta-feira (18), na Câmara de Comércio Árabe Brasileira, em São Paulo.

Entre 11 e 22 de novembro deste ano, a atenção do mundo estará em Baku, a capital do Azerbaijão, um grande produtor de petróleo com 10 milhões de habitantes. O país será sede da 29ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, a COP29.

“Será uma grande oportunidade de nos transformar. Temos estratégia de diversificação [das fontes de energia] para além do petróleo. Estamos investindo em infraestrutura, educação, turismo. Mas a agenda do mundo nos coloca desafios”, disse Novruz sobre os desafios do meio ambiente.

Nos últimos dias da COP28, realizada entre novembro e dezembro de 2023 em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, o Azerbaijão foi anunciado como sede da COP29. A COP 30, em 2025, já tinha sede escolhida: Belém, capital do Pará, no Brasil, mas a COP29 ainda não tinha um lar. O Azerbaijão, além de concorrentes europeus, se candidatou e venceu a disputa para ser o palco das discussões climáticas.

A pauta desta COP29, disse Novruz, deverá se concentrar sobre os consensos e as formas de financiamento para ajudar países em desenvolvimento a combater as mudanças climáticas. Ele lembrou, contudo, que há um caminho longo a percorrer para preservar o meio ambiente. Novruz disse também que Azerbaijão, Emirados e Brasil compõem a troika, grupo criado pelos três países para incentivar a cooperação internacional a buscar a meta de conter o aquecimento global a 1,5ºC. Discussões que começaram em Dubai deverão prosseguir em Baku e em Belém, disse o diplomata, para que se solucionem desafios em busca de um clima menos severo para as próximas gerações.

O cineasta David Schurmann em sua apresentação

Cinema – O cineasta Schurmann, em sua apresentação, tratou de temas relacionados ao meio ambiente, à liderança e ao trabalho em equipe no painel “Pós-olimpíadas – esporte, sustentabilidade e negócios”. David é cineasta, diretor dos filmes “Pequeno segredo” (2016) e “Meu amigo pinguim” (2024), entre outras produções. Passou grande parte da vida em alto-mar, navegando com os pais, irmãos e tripulantes e dividiu suas experiências a bordo de um veleiro e os desafios climáticos que a humanidade precisa resolver para que continue a existir planeta Terra.

“Quero morar aqui, este planeta é maravilhoso e estamos todos juntos”, disse, em referência aos problemas já colocados pelas mudanças climáticas. Há cerca de três anos, a família criou a iniciativa Voz dos oceanos, que promove a conscientização para a preservação ambiental, sobretudo dos oceanos, além de desenvolver pesquisas em parcerias com universidades. Combater o desperdício incorreto de lixo é fundamental para preservar a “Amazônia Azul”, ou seja, os oceanos. A Voz dos Oceanos trabalha com um foco maiorno lixo plástico que contamina os oceanos e a vida marinha.

“Existe um ponto no planeta Terra, chamado de ponto Nemo [também chamado de polo da inacessibilidade do Pacífico], que é local mais distante da presença humana no nosso planeta. A última vez que passamos por ali [velejando] foi desesperadora. Vimos sacos de lixo, lixo procedente da ação humana. Decidimos, então, que deveríamos dar algo de volta ao oceano”, diz sobre a localização no sul do Oceano Pacífico. Os pais de David, Vilfredo e Heloísa Schurmann, começaram velejar com os filhos em abril de 1984. Desde então realizaram diversas voltas ao redor do mundo, produziram conteúdo cinematográfico e foram tema de séries na televisão.

Schurmann também compartilhou algumas experiências e exemplos de liderança que a vida isolada a bordo de um barco proporciona. Entre os aprendizados que valem tanto para alto-mar como para terra firme, citou, estão criar e seguir processos; liderança e tripulação unidas para que se solucionem problemas do dia a dia; confiar na liderança, ao mesmo tempo que a liderança também precisa dividir suas informações com os subordinados; ter atitudes diante das oportunidades e ter comprometimento e resiliência diante de dificuldades.

Fonte: ANBA

Tags: árabeAzerbaijãoCâmaracaminhosClimacomércioCOP29David SchurmannencontroRashad Novruz
Notícia Anterior

Embaixadora dos EUA ministra palestra na ESD

Próxima Notícia

Brasil elogia decisão da ONU sobre a ocupação israelense em território palestino

Notícias Relacionadas

Eventos

Dia de festa da música ucraniana em São Paulo

11 de maio de 2025
Eventos

Paquistão: Embaixador comemora a data nacional destacando laços diplomáticos com o Brasil o progresso do país

8 de maio de 2025
Eventos

Acordo Emirados-Mercosul deve sair neste semestre

5 de maio de 2025
Próxima Notícia
Uma visão ampla do Salão da Assembleia Geral na retomada da 10ª Sessão Especial de Emergência - Crédito: ONU/Eskinder Debebe

Brasil elogia decisão da ONU sobre a ocupação israelense em território palestino

Tags

Acordo Alemanha argentina Azerbaijão Brasil Brasília Cazaquistão China comércio Coronavírus Covid-19 Diplomacia eleições Embaixada Embaixador Embaixadora EMBAIXADORES Estados Unidos EUA Exposição França Independência India Irã Israel Itamaraty iTália Japão Joe Biden MERCOSUL ministro OMS ONU palestina pandemia Portugal presidente reino unido russia Turismo Ucrânia UE UNIÃO EUROPEIA Vacina Venezuela

CONTATOS • Contacts

+55 61 999873033

contato@embassynews.info

SIGA-NOS • Follow Us

Sobre a embassy • About Us

A Embassy é um moderno e dinâmico veículo de comunicação e business, cujo objetivo é divulgar as ações/projetos das embaixadas e organismos internacionais, de comércio exterior, intercâmbios bilaterais, missões diplomáticas, turismo, tecnologia, cultura e ambientais. São ainda nosso foco de divulgação, iniciativas dos governos federais, estaduais e municipais de âmbito mundial.
  • Inicial
  • Revista Embassy
  • Contato

© 2025 Embassy - Agência de Notícias - Desenvolvido por:Iuppa Digital.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Eventos
  • Agenda
  • Entrevistas
  • Artigos
  • Comércio Exterior
  • Turismo
  • Mundo
  • Brasil
  • Enogastronomia
  • Cultura
  • Diplomacia
EnglishFrenchItalianPortugueseSpanish

© 2025 Embassy - Agência de Notícias - Desenvolvido por:Iuppa Digital.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In