Em nota oficial, a embaixada iraniana em Brasília manifestou “consternação” pelas muitas mortes na tragédia.
O Ministério das Relações Exteriores do Irã publicou, neste domingo (12), em suas redes sociai, mensagem de solidariedade ao Brasil e à população gaúcha em decorrência das enchentes históricas que atingem o Rio Grande do Sul (RS) e que já deixaram mais de 140 mortos.
“O Ministério das Relações Exteriores da República Islâmica do Irã expressa sua profunda consternação e pesar pelas inundações e chuvas devastadoras que assolam o estado do Rio Grande do Sul, causando a perda de vidas humanas e danos materiais consideráveis, manifesta sua solidariedade ao governo e ao povo do país amigo, o Brasil, e em especial aos familiares das vítimas dessa tragédia. Neste momento difícil, deseja pronta recuperação aos feridos”, diz a mensagem.
Água potável – O governo de Israel também se solidarizou com as famílias e irá enviar purificadores de água para o Rio Grande do Sul. O equipamento consegue tratar água suja e convertê-la em potável para o consumo da população afetada pelas catástrofes climáticas. Eles tratam a água de rios, poços e lagos, tornando-a potável e pronta para o consumo.
O pedido foi feito pelo deputado Marcel van Hattem (Novo-RS), em conjunto com o embaixador de Israel no Brasil, Daniel Zohar Zonshine, solicitando apoio às vítimas do estado. “Nós, como Estado de Israel, vamos doar purificadores de água. São máquinas que podem transformar a água das ruas e das enchentes, purificando-a para que tenha qualidade e seja segura para consumo. Esperamos que, no futuro, tenhamos menos desafios dessa natureza” , declarou o embaixador de Israel, em entrevista à CNN.
O governo federal enviou, na última quarta-feira (08), um total de 220 purificadores de água por meio de um avião da Força Aérea Brasileira (FAB), que aterrissou em Canoas, na região metropolitana de Porto Alegre. Segundo a Agência Brasil, os equipamentos serão distribuídos em abrigos públicos, onde estão alojadas cerca de 70 mil pessoas e esse número deverá aumentar ao longo dos próximos dias.