Ansa
Começa nesta terça-feira (9), na Itália, a 58ª edição do Salão Internacional do Móvel de Milão, principal feira de design do mundo e que reúne os mais recentes lançamentos do setor, inclusive de empresas brasileiras.
Considerado o evento mais importante da cidade após a Semana de Moda, o Salão do Móvel, que acontecerá até o dia 14 de abril, reunirá arquitetos, designers de interiores, designers de móveis e representantes de companhias do segmento.
Nesta edição, por meio do Projeto Brazilian Furniture e com apoio da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e da Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário (Abimóvel), sete marcas brasileiras estarão presentes no pavilhão oficial: Cristais São Marcos, Essenza, Lovato, Salvatore, Ornare, Lazz Interni e Uultis/Herval.
Segundo nota da Lovato Móveis, neste “ambiente altamente competitivo” é necessário usar o nome do Brasil como “referência de inovação e altíssima qualidade”. “Estamos dando esse passo com a certeza de que estamos prontos para ele”, explica Ricardo Lovato, fundador da empresa.
A expectativa da marca, que estreia no Salão do Móvel, é aproveitar o evento para “dar um passo maior”, depois de já ter exportado seus móveis para a América Latina, e destacar a “brasilidade das peças”. “O Balanço Arrebol, da designer Natália Scarpati, teve como inspiração Mar e Sol, poesia de Carlos Rennó popularizada na voz de Gal Costa”, acrescenta.
A abertura da edição deste ano terá um concerto regido pelo maestro italiano Riccardo Chailly e homenagens a Leonardo Da Vinci, já que 2019 marca os 500 anos de sua morte. Em 2018, o Salão do Móvel recebeu mais de 430 mil visitantes de 188 países, crescimento de 26% em relação a 2017.
Programação Paralela – Durante o Salão, também acontecerão eventos paralelos, como as mostras “Brazil: Essentially Diverse”, Euroluce e Workplace 3.0, feira dedicada a móveis para ambientes de trabalho.
Expositora da primeira, a Maqmóveis, que fabrica mobiliário escolar, estreará no chamado “fuorisalone” e apresentará a linha de produtos Jataí. Também na “Brazil: Essentially Diverse”, seis empresas do setor de iluminação mostrarão um mix de alta tecnologia e materiais brasileiros.
Entre as novidades estão uma criação que simula os movimentos dos pássaros; outra que é inspirada na flora nativa; e, ainda, um abajur com sistema que memoriza a intensidade de luz, vencedor de prêmios como Casa Vogue e IF Design Awards 2019. A maioria das peças é inspirada na flora brasileira.
A iluminação “made in Brazil” também estará na Euroluce, evento bienal que acontece no âmbito do Salão do Móvel. Segundo Donato Accordi, diretor da Accord, o objetivo na mostra é “exibir a grandeza, influências, origens e, principalmente, a evolução tecnológica do design brasileiro”. “A empresa participará com seis produtos da linha Fuchsia – pendentes, abajures e colunas de piso -, que foi inspirada na flor símbolo do estado do Rio Grande do Sul: a brinco-de-princesa, descoberta pelo médico e botânico alemão Leonhart Fuchs”, explicou à ANSA.
Além da linha Fuchsia, a Accord também apostará em produtos com acabamento manual. “Nós queremos não só falar com o público europeu, mas mostrar para o público brasileiro, para os designers, influenciadores, que temos qualidade, para assim começar a exportar para o mercado europeu”, acrescentou.