Discutindo o papel das mulheres nas forças armadas, o primeiro-ministro disse que a Índia está entre os países do mundo nos quais as mulheres estão envolvidas em funções de combate na Marinha e na Força Aérea.
Discursando à nação no 74º Dia da Independência da Índia, o primeiro-ministro Narendra Modi falou, no sábado, 15 de agosto, sobre uma série de questões relacionadas às mulheres, incluindo o esquema do governo de fornecer absorventes higiênicos a R$ 0,07 e a criação de um comitê para deliberar sobre a idade mínima para o casamento.
“Trabalhamos para o empoderamento das mulheres. A Marinha e a Força Aérea estão levando mulheres para o combate. As mulheres agora são líderes, e nós abolimos o triplo talaq, oferecemos absorventes higiênicos para mulheres por apenas 1 rúpia (7 centavos de real)”, disse o PM Modi em seu discurso.
“Em 6.000 centros de farmácia públicos, mais de cinco milhões de absorventes higiênicos foram fornecidos às mulheres em um curto período de tempo”, disse ele.
Colocando ênfase no empoderamento das mulheres, o primeiro-ministro disse: “Meus queridos compatriotas, nossa experiência diz que sempre que há uma oportunidade para o poder das mulheres na Índia, elas trouxeram louros ao país, fortaleceram o país. Hoje, as mulheres não estão apenas trabalhando em minas subterrâneas de carvão, mas também pilotando aviões de combate, alcançando novas alturas no céu.”
Em seu discurso das muralhas do Forte Vermelho, o primeiro-ministro Modi disse: “Montamos um comitê para deliberar sobre a idade mínima para o casamento de nossas filhas. Tomaremos as decisões apropriadas após o comitê apresentar seu relatório.” A idade mínima de casamento para mulheres é 18 anos e 21 para homens.
Discutindo o papel das mulheres nas forças armadas, o primeiro-ministro disse que a Índia está entre os países do mundo onde as mulheres estão envolvidas em funções de combate na Marinha e na Força Aérea. “Estamos expandindo o Corpo Nacional de Cadetes (NCC) nas áreas de fronteira; treinamento especial será fornecido para cerca de 100 mil novos cadetes do NCC, dos quais tentaremos que um terço deles sejam nossas filhas”, disse ele. (Vídeo – Saudações às corajosas mulheres guerreiras da Força Aérea da Índia https://www.youtube.com/watch?v=YTecu8kVqac)