Nora al Matrushi, de 28 anos , foi a escolhida entre milhares de candidatos e se tornou uma dos dois emiradenses selecionados para viajar ao espaço. Segundo ela, este é um sonho que tem desde pequena. Foi o que afirmou em coletiva de imprensa nesta quarta-feira (7) em Dubai, organizada pelo Centro Espacial Mohamed bin Rashid (MBRSC).
“Minha família por parte de mãe é de marinheiros. Diria que exploravam os oceanos. O termo ‘astronauta’ significa ‘marinheiro das estrelas’ em grego”, declarou Matrushi, engenheira mecânica de profissão e natural de Sharjah, um emirado costeiro próximo a Dubai. “Se eu posso, vocês podem. Se ninguém fez isso antes, é preciso seguir adiante e ser a primeira” a fazê-lo, acrescentou.
Mohamad al Mulla, de 33 anos, será o companheiro de Matrushi e os dois irão, ainda este ano, para os Estados Unidos para treinar no Centro Espacial Johnson da NASA, em Houston (Texas). Os Emirados já possuem dois astronautas: Hazza al Mansuri, que foi o primeiro astronauta emiradense a viajar para o espaço, e Sultan al Neyadi.
Os Emirados, ricos em petróleo, querem se tornar o primeiro país árabe a realizar um programa de exploração em Marte. Em 2020, lançaram a sonda “Hope”, com o objetivo de investigar os segredos meteorológicos do planeta vermelho.